09/04/2021 as 08:46

SAÚDE

Municípios sergipanos não cumprem metas de vacinação

30% das prefeituras não executam determinações do Ministério da Saúde

COMPARTILHE ESTA NOTÍCIA

Municípios sergipanos não cumprem metas de vacinação

O deputado estadual Zezinho Sobral (Pode), líder do governo na Assembleia Legislativa, afirmou que 30% dos municípios sergipanos não estão cumprindo as metas de vacinação contra a Covid-19 adotadas pelo Ministério da Saúde. “Não informam e não estão executando o plano de maneira correta”, disse.

Na sessão de ontem, o comentário do líder do governo foi em um tom mais severo em virtude de comentários que considerou como “desserviço” feitos por parlamentares dentro da Casa. “Recebemos ontem [dia 7] 40.750 doses de imunizantes, Coronavac e Astrazeneca, e a gente escuta que vamos vacinar 40.750 pessoas. Está errado. Você passou uma expectativa equivocada dos fatos”, apontou.

De acordo com Zezinho Sobral, há um plano nacional de vacinação que deve ser seguido pelos estados e, consequentemente, municípios. “Quando Sergipe comprar suas vacinas, por exemplo, vai entregar a esse plano. Informar o contrário é um desserviço”, criticou, acrescentando que o Sistema Único de Saúde é que irá detalhar todo o manejo quando a operação for executada.

Ainda na sessão, Zezinho esclareceu que os imunizantes recém-chegados em Sergipe foram: 14.570 referentes à primeira dose e 24.200 para a segunda dose, além de 1.960 de reserva estratégica. “Ou seja, o plano é perfeito. E onde está o problema? Em 30% dos municípios sergipanos não estão cumprindo as metas do Ministério da Saúde. Não estão informando que cumpriram e não estão executando o plano de maneira correta”, registrou. Por fim, Zezinho assegurou que em Sergipe não há reserva de segunda dose.

O Estado não está guardando vacina. Está recebendo a segunda dose e armazenando para distribuir para os municípios na medida em que for utilizando e na época que pedem. Para evitar aglomeração, por exemplo”, esclareceu.

|Por Mayusane Matsunae
||Foto: Divulgação