12/04/2021 as 08:43

ENTREVISTA

Fabiano Oliveira: ‘Temos que estar preparados para o pós-pandemia’

Nesta entrevista ao Jornal da Cidade, ele destacou a importância de que o setor de eventos esteja preparado para o período do pós-pandemia

COMPARTILHE ESTA NOTÍCIA

Fabiano Oliveira: ‘Temos que estar preparados para o pós-pandemia’

Eleito com 2.974 votos, ocupando o 13º lugar dentre os mais votados nas eleições municipais de 2020 para vereador de Aracaju, Fabiano Oliveira (pp) retornou à política. Nesta entrevista ao Jornal da Cidade, ele destacou a importância de que o setor de eventos (do qual é um dos principais representantes) esteja preparado para o período do pós-pandemia. “A gente tem que trabalhar para ampliar a vacinação e ter um planejamento para a retomada do setor produtivo, que gera emprego e renda”, destacou. Ele também defendeu as medidas sanitárias e de distanciamento social, ressaltando que cabe a cada um diminuir a propagação do vírus, adotando essas medidas e evitando aglomerações. Ele ainda afirmou acreditar que não haverá nenhum decreto em Aracaju ou Sergipe estabelecendo um lockdown. Confira a entrevista completa.

JORNAL DA CIDADE - Completados três meses de mandato, como está sendo a experiência de voltar para a vida política, depois de tanto tempo? FABIANO OLIVEIRA - Eu confesso que não imaginava que voltaria para a vida política. Fiquei 14 anos fora, mas mesmo sem cargo eu sempre fui ativo com as causas que defendo e acredito. A experiência está sendo a melhor possível! Estamos, nós vereadores, mais limitados devido à pandemia, mas eu estou com meu gabinete na rua fazendo um mandato participativo. E é assim que tem que ser. Eu estou aqui para ser o elo entre o povo e o poder público. Aracaju me conhece e sabe que pode contar comigo.

JC - O senhor volta a atuar no Poder Legislativo, assumindo também o posto de 1º secretário da nova Mesa Diretora da Câmara de Aracaju. Isso significa prestígio e força política?
FO - Me senti lisonjeado e sei que essa posição aumenta ainda mais a minha responsabilidade como vereador. É uma honra e estou firme para ajudar o presidente da Casa, reeleito, Nitinho. Esse será meu compromisso: trabalhar ao lado também de Vinícius Porto como vice-presidente, ao lado de todos os outros vereadores, para que a gente possa engrandecer o nome da Câmara Municipal da nossa cidade e ser elo entre o povo e o poder público. O povo sergipano conhece Fabiano Oliveira, Aracaju sabe da minha índole e do meu compromisso. Já estou trabalhando para honrar todos que votaram e acreditaram nas minhas propostas.

JC - Quais as suas principais bandeiras na Câmara Municipal de Aracaju?
FO - Desde a campanha eu foquei no desenvolvimento, na geração de emprego e renda. Emprego é vida, é saúde. Estou filiado ao Partido Progressista (PP), comandado pelo meu amigo deputado federal Laércio Oliveira, que representa muito bem a área como presidente da Fecomércio. O comércio forte é sinônimo de emprego, vida, desenvolvimento e renda. Defender o emprego é defender o cidadão. Por isso que eu falo sempre do turismo, afinal é uma indústria que não polui e que movimenta mais de 70 setores da economia. Vamos estar trabalhando firmemente por estas áreas de desenvolvimento para uma retomada forte e organizada. A saúde vem em primeiro lugar, mas temos que estar preparados para o pós-pandemia. A vacina já é uma realidade, e a gente tem que trabalhar para ampliar a vacinação, e ter um planejamento para a retomada do setor produtivo, que gera emprego e renda. Inclusive, falando sobre vacinas, pedi a imunização rápida de pessoas com Down e autismo. Protocolei essa indicação na Câmara e estive pessoalmente com a secretária de Saúde do Estado.

JC - Com a ativação da Frente Parlamentar de Turismo, você assumiu a função de presidente. O que este grupo de parlamentares pode fazer para auxiliar este setor da economia?
FO - Eu nem preciso falar da minha paixão pelo turismo. Continuarei com minha atuação, apoiando, incentivando e fazendo pelo setor. A primeira atividade da Frente, ao lado dos membros, foi a luta pelos comerciantes da Cinelândia. E nós estamos avançando! É o que eu sempre digo: tenho a missão de fazer o bem sem olhar a quem. Isso me move. O povo sabe que pode contar comigo! Estamos trabalhando para fortalecer o turismo, que está tão prejudicado com toda a pandemia. Tenho certeza que voltaremos mais fortes, unidos e organizados.

JC - Fabiano, você utiliza o slogan “Aracaju Sorrindo Sempre”. Você não nasceu em Sergipe, mas teve um papel importante no Estado, na capital. O que já é legado seu para os sergipanos?
FO - Minha vida pública começou em 1992, quando iniciei as festas ao lado da minha família, mas foi em 1998 que eu começava na política. Na época disputei o meu primeiro mandato eletivo como candidato a deputado estadual e fiquei como primeiro suplente da coligação, mas assumi o mandato por dois anos. Em 2001, fiquei à frente da Secretaria de Estado da Cultura e Turismo e simultaneamente da presidência da Empresa Sergipana de Turismo (Emsetur), no governo Albano Franco. Nesses cargos eu promovi projetos que consolidaram o Estado como importante destino turístico nacional, aumentando o fluxo de passageiros no Aeroporto de Aracaju e levando Sergipe ao reconhecimento nacional de “País do Forró”, numa referência à bela música do saudoso Rogério. Enquanto deputado eu tenho alguns projetos de lei que foram marcantes: a gratuidade de acesso das pessoas com necessidades especiais em casas de shows, espetáculos artísticos e culturais, cinemas, teatros, circos, balneários, praças de esportes. A obrigatoriedade de inclusão de mensagens educativas na publicidade impressa e nos ingressos de shows, espetáculos artísticos, culturais e desportivos sobre os malefícios do uso de drogas e bebidas alcoólicas e de prevenção da Aids e outras doenças sexualmente transmissíveis. Quando eu volto 14 anos na minha história e lembro que a Passarela do Caranguejo, a duplicação da Rodovia dos Náufragos, a construção da Linha Verde ligando Sergipe à Bahia, a conclusão do Teatro Tobias Barreto, a revitalização do centro histórico de Aracaju e a recuperação de diversos monumentos sergipanos, tiveram minha participação no período que estive na Secretaria de Cultura e Turismo e na presidência da Emsetur, eu me emociono. Foi ao lado de Albano que eu deixei grandes legados para todos os sergipanos.

JC - Como representante da classe empresarial em Aracaju, qual a sua avaliação sobre o cenário atual?
FO - Eu vivo na pele a crise causada pela pandemia, afinal o meu setor de eventos foi o primeiro a parar, e temos observado que seremos o último a voltar. Eu tô falando de uma cadeia produtiva que depende do setor. E essa problemática se estende aos outros segmentos. Todo mundo está vivendo uma pandemia. Como diretor regional da Abrape-SE, estou com uma força-tarefa que já foi para Brasília no começo de fevereiro e se reuniu com 27 representantes da Federação pelo Brasil. Visitamos os gabinetes dos deputados federais e senadores, em uma missão política, para que a gente possa aprovar as novas medidas para a proteção de um setor que está parado e sofrendo. Estamos pensando e planejando as ações para quando nós tivermos o nosso retorno, podermos trabalhar com tranquilidade e dignidade. Estamos parados e o que nos resta é trabalhar em uma campanha de conscientização, para que o cidadão continue usando a máscara, mantendo o distanciamento, usando álcool em gel, evitando aglomerações. Ainda acredito que não teremos o lockdown em Aracaju e em Sergipe. O governador e o prefeito vêm solicitando que cada um faça a sua parte, continue se cuidando, para que possamos diminuir os números e combater esse inimigo invisível. Todo mundo precisa ajudar! É uma luta de todos!

JC - Planos para as próximas eleições? Fabiano Oliveira pensa em voltar a ser deputado estadual?
FO - É o momento de focar e ajudar o nosso governador e prefeito Edvaldo em tudo que for preciso. Estamos vivendo um problema mundial, então precisamos ter paciência e persistência. Vamos nos colocar no lugar dos outros, parar de ficar em grupo de zap e redes sociais externando ódio e palavras chulas. A política será debatida no momento adequado e eu sou um homem de grupos. Agora eu estou como vereador para pensar em coisas de interesse do povo de Aracaju.

|Por Max Augusto
||Foto: Divulgação