13/04/2021 as 08:17

CPI COVID

‘Bolsonaro não tem moral para cobrar nada’, diz Vieira

“Tenho história e não aceito CPI Covid Política e revanchista! Alessandro e eu queremos investigar governadores e prefeitos também”, escreveu

COMPARTILHE ESTA NOTÍCIA

Após o senador Jorge Kajuru (Cidadania-GO) divulgar a conversa que teve com o presidente Jair Bolsonaro (sem partido) nas redes sociais sobre um pedido de ampliar as investigações da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Covid-19, o senador Alessandro Vieira (Cidadania) rebateu: “Bolsonaro não tem moral para cobrar nada”.

A celeuma nos bastidores políticos, que envolve o senador por Sergipe, ocorreu no último domingo, dia 11, com a publicação de uma gravação telefônica com o presidente feita por Kajuru nas redes sociais – e, consequentemente, repercussão na imprensa nacional. No conteúdo, o parlamentar por Goiás afirmou ter tido uma “conversa clara e honesta”. “Tenho história e não aceito CPI Covid Política e revanchista! Alessandro e eu queremos investigar governadores e prefeitos também”, escreveu.

No material divulgado por Kajuru, Bolsonaro pediu que a CPI da Covid seja ampla. “Tem que mudar o objetivo. O objetivo, como está lá, é investigar as omissões do Governo Federal no trato da Covid. A CPI é para investigar as omissões do presidente Jair Bolsonaro. Se não mudar o objetivo, ela vai só para cima de mim.

O que tem que fazer para ser uma CPI que seja útil para o Brasil: mudar a amplitude dela, bota governadores e prefeitos. Se não mudar, simplesmente vai ouvir Pazuello [ex-ministro da Saúde], ouvir gente nossa para fazer um relatório sacana (sic)”, apontou o presidente. Logo que a publicação foi feita, o senador Alessandro Vieira rebateu e registrou no perfil pessoal: “Bolsonaro não tem moral para cobrar nada e nunca falei com ele sobre CPI. Ele trabalhou contra os pedidos de impeachment de ministros e a CPI da Toga. Em mais de dois anos, nem ele e nem sua base, inclusive seu filho, tiveram essa coragem. A bravura deles só existe nas redes sociais”. CPI da Covid Porém, vale frisar que, antes mesmo da divulgação do conteúdo feita por Kajuru, no sábado, dia 10, Alessandro Vieira afirmou no Twitter que protocolou o pedido da CPI da Covid – medida determinada em decisão do ministro Luís Roberto Barroso, do Supremo Tribunal Federal – e fez um requerimento à Mesa Diretora do Senado Federal para ampliar as investigações.

“Garantimos a abertura da CPI da Covid e agora apresentamos o pedido para ampliar o escopo, incluindo os atos praticados por governadores, prefeitos e outros agentes administrativos. É preciso apurar a verdade em todas as esferas, quem não deve não teme!”, apontou o senador Alessandro Vieira.

De acordo com o requerimento, assinado por Alessandro Vieira, líder do Cidadania na Casa, o pedido foi feito como sendo necessário incluir no âmbito de investigações da CPI os atos de todos os gestores e agentes dos entes federados durante o combate à pandemia e seus efeitos. “Assim como as competências, as responsabilidades são também distribuídas. Dessa forma, não cabe, a nosso ver, instituir uma comissão parlamentar de inquérito para proceder à investigação da atuação dos órgãos estatais diante da pandemia da Covid-19 e limitar o seu escopo exclusivamente aos agentes públicos federais. Trata-se de um sistema nacional e assim deve ser avaliado”, justificou Vieira no pedido.