05/05/2021 as 08:44

ARACAJU

Vereadoras cobram vacina antes da volta às aulas

a sessão, Linda Brasil frisou que “o ano letivo se recupera, a vida não”

COMPARTILHE ESTA NOTÍCIA

Vereadoras cobram vacina antes da volta às aulas

A vereadora Linda Brasil (Psol) clamou pela segurança da saúde de alunos, professores e comunidade escolar diante da atual situação epidemiológica provocada pela Covid-19. A parlamentar demonstrou preocupação com o retorno às aulas presenciais previstas para acontecer na próxima semana. Ontem, durante a sessão virtual da Câmara de Aracaju, Linda Brasil reforçou a nota de repúdio emitida pelo Sindicato dos Profissionais de Ensino do Município de Aracaju (Sindipema) sobre o retorno às aulas presenciais para os 1º e 2º anos do ensino fundamental.

Na sessão, Linda Brasil frisou que “o ano letivo se recupera, a vida não”. O mesmo discurso vem sendo levantado, inclusive, pela vereadora Professora Ângela Melo – juntas formam a oposição de esquerda do Parlamento da capital. O grupo entende que, antes de organizar o retorno às aulas, a administração deve realizar a vacinação contra a Covid-19 de todos. Assembleia Sindipema Por falar em Sindipema, amanhã, dia 6, haverá uma assembleia extraordinária virtual, a partir das 15h.

O encontro terá como pauta os encaminhamentos de luta da categoria e o não retorno às aulas presenciais. De acordo com as informações do Sindipema, a Secretaria da Educação de Aracaju, direcionou um questionário para todas as escolas da rede pública municipal para ser direcionado aos pais de alunos. “Na tentativa de pressionar os professores e gestores das escolas municipais para retorno ás aulas presenciais sem a vacinação dos profissionais da escola. O conteúdo do questionário se constitui na assinatura dos pais e ou responsáveis pelo aluno de um termo de intenção de retorno às atividades escolares presenciais onde induz as respostas sem que os pais possam refletir sobre as consequências do que estão concordando”, registram.

Para o Sindipema, a assinatura do termo é um “desrespeito à comunidade escolar”. “E uma forma de responsabilizar as famílias pelo que vier a acontecer com seus filhos. E se constitui numa clara tentativa de eximir do governo municipal sua responsabilidade na proteção da comunidade escolar e na garantia de medidas de segurança sanitária nas escolas”, conclui. Dessa maneira, as vereadoras e o Sindipema reforçam que sejam asseguradas as condições para o ensino remoto nas escolas municipais, as condições físicas, matérias adequadas e os protocolos necessário para o retorno às aulas presencias, após a vacinação.

|Por Mayusane Matsunae
||Foto: Divulgação