03/09/2021 as 07:59

NOVELA

Sheyla Galba: ‘Todo dia é um capítulo diferente na oncologia’

Sheyla Galba disse que entrou em contato com o superintendente da unidade, que alegou que a exigência é uma questão de sistema

COMPARTILHE ESTA NOTÍCIA

A vereadora Sheyla Galba (Cidadania) denunciou, em discurso ontem, 2, na Câmara Municipal, que pacientes oncológicos que fazem tratamento no Hospital João Alves Filho ficaram sem atendimento por conta da exigência de comprovante de residência no nome do paciente.

O problema chegou ao conhecimento da parlamentar por meio de mensagens enviadas por familiares. “Recebi a foto do informativo que está na porta da Oncologia do Hospital de Urgência de Sergipe que diz que a partir de 19 de agosto de 2021 só será aceito o comprovante de residência que esteja, obrigatoriamente, em nome do paciente oncológico. É inadmissível esta determinação, uma vez que muitas pessoas não têm comprovante de residência em seu nome”, detalhou a vereadora.

Sheyla Galba disse que entrou em contato com o superintendente da unidade, que alegou que a exigência é uma questão de sistema. “Eu respondi que quem opera o sistema são pessoas. Ou seja, não foi o sistema quem colocou essa exigência. Como é que a Oncologia do Huse impõe que os pacientes que estão sendo atendidos lá precisam ter um comprovante de residência em seu nome? Tem cidadão, a exemplo de jovens, que não possui esse comprovante. Vejam a gravidade desta situação”, ressaltou.

A parlamentar reproduziu um dos vários áudios que recebeu com relatos do problema. “Um dos pacientes é do interior e estava com a filha, que explicou que ele morava com ela e pediu para falar com a direção. A resposta que ela obteve da atendente é que o problema não seria resolvido naquele momento. Ela entrou em contato comigo e eu busquei o superintendente, que relatou que, infelizmente, foi feito de tudo para a Secretaria Estadual da Saúde mudar isso, mas a resposta obtida é que o problema é do sistema”, salientou.

“Mas, reitero, que quem opera o sistema são pessoas e estamos lidando com vidas, seres humanos que precisam de tratamento. Todo dia é um capítulo diferente na novela da oncologia em Sergipe. Diariamente eu tenho que pedir à Secretaria de Estado da Saúde que reveja essa situação dos pacientes com câncer. Isso é desumano e mostra a falta de amor ao próximo. Precisamos mudar isso e eu seguirei lutando pela oncologia”, enfatizou.