10/09/2021 as 11:25

CONDIÇÕES

Municípios só vão retomar aulas presenciais em 2022

Conselheira avisou que alguns não possuem condições de voltar este ano

COMPARTILHE ESTA NOTÍCIA

Ontem, durante sessão do Tribunal de Contas do Estado (TCE), a conselheira Susana Azevedo alertou com preocupação sobre o registro de que há municípios que já divulgam não ter condições para retornar as aulas presenciais este ano, mas só em 2022. Segundo a integrante da Corte, a informação foi passada na reunião do Pacto da Educação de Sergipe. Atuando como presidente da sessão, a conselheira Susana Azevedo comentou sobre o que ficou discutido na reunião do Pacto da Educação, a pedido da Secretaria de Estado da Educação. No encontro, a discussão foi sobre o cenário em Sergipe e envolveu os gestores com o apoio da Corte de Contas e do Ministério Público de Contas.

De acordo com a conselheira Susana, o superintendente do órgão estadual, José Ricardo Santana, expôs sobre o novo Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica (Fundeb) e as garantias para os recursos da Educação nos Estados e Municípios. “Ressaltou a necessidade de uma permanente política de melhoria dos indicadores da qualidade da educação por parte dos entes federados, através dos instrumentos e programas educacionais”, comentou.

Sem aulas
Ainda na sessão, a conselheira mencionou a assertiva feita por Kitéria de Barros, secretária da Educação de São Cristóvão e presidente da União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação em Sergipe, sobre a situação das escolas. “Ela se mostrou preocupadíssima com os municípios que divulgaram não ter condições para que as aulas presenciais retornem no ano de 2021, só em 2022”, expôs. Sobre o assunto, a conselheira Susana Azevedo apontou como “um caso gravíssimo”. “Porque nós estamos com nossas crianças, da rede pública, sem aula desde março do ano passado. E vamos terminar 2021 sem aulas, então o prejuízo ainda é maior. Eu vou conversar com Cristiano Cavalcante [presidente da Federação dos Municípios do Estado de Sergipe], que se colocou à disposição para conversar com os prefeitos para que as aulas possam iniciar ainda em 2021”, destacou. Por fim, a conselheira reforçou a importância de se discutir as ações e melhorias para uma educação de qualidade. Susana Azevedo mencionou ainda que o procurador João Augusto Bandeira de Mello, do MPC, presidiu e conduziu a reunião do Pacto pela Educação em Sergipe.