16/09/2021 as 15:04

COVID-19

Jairo de Glória defende a ‘xepa da vacina’ em Sergipe

Para o parlamentar, medida acelera a imunização

COMPARTILHE ESTA NOTÍCIA

Foi aprovada no plenário da Assembleia Legislativa, a Indicação nº 480/2021, do deputado Jairo de Glória (PRB), solicitando ao Governo do Estado, que viabilize através da Secretaria de Estado da Saúde, a implantação da chamada ‘xepa da vacina’ contra a covid-19, em Sergipe.

De acordo com o parlamentar, o objetivo é acelerar a imunização e evitar a perda de doses dos imunizantes. “A xepa da vacina vem sendo praticada em outros estados, a exemplo de São Paulo. As doses das vacinas devem ser aplicadas dentro do prazo de validade; um frasco pode conter mais de uma dose e uma vez aberto, deve ser aberto num prazo de 24 horas, não podendo ser guardadas para o outro dia. Há dias que as doses estão sobrando porque a procura pelas vacinas está sendo menor e com isso poderiam estar sendo utilizadas para avançar a vacinação da faixa etária dos 18 anos acima”, justifica Jairo de Glória no documento.

Ele acrescenta que a xepa da vacina poderia funcionar com um cadastro direcionado a toda população de 18 anos, que ficaria em uma fila de espera e caso no final do dia, haja sobra das doses, um profissional de saúde poderá ligar para as pessoas da relação obedecendo a ordem cadastrada e solicitar o comparecimento para receber o imunizante.

 

Fonte: Alese