02/12/2021 as 12:06

ATUALIZAÇÃO

Deputados pedem que governador congele valor do IPVA em 2022

Parlamentares querem que atualização do valor do veículo seja desconsiderada

COMPARTILHE ESTA NOTÍCIA

Deputados pedem que governador congele valor do IPVA em 2022

Os deputados estaduais Kitty Lima (Cidadania), Georgeo Passos (Cidadania) e Rodrigo Valadares (PTB) solicitam ao governador Belivaldo Chagas (PSD) que seja “congelado” o valor para o pagamento do Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) do ano de 2022. As indicações feitas pelos parlamentares foram protocoladas na Assembleia Legislativa e de forma separada. No documento de Kitty Lima e Georgeo Passos, a solicitação é que a medida seja tomada por meio do governador.

“Congele o valor para o pagamento do IPVA 2022, não levando em consideração a atualização do valor do carro usado (base de cálculo), feito pela Fipe (Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas), entidade contratada pela Secretaria de Estado da Fazenda para fazer este levantamento, conforme contrato 12/2021”, apontou. Além deles, o deputado estadual Rodrigo Valadares (PTB) fez a indicação voltada ao governador e ao secretário da Sefaz. “Neste momento de retomada da economia, inflação alta e diminuição da renda dos sergipanos, que o valor cobrado pelo IPVA no ano de 2022 seja igual ao do ano de 2021, ou seu valor seja atualizado pela inflação e não pela tabela Fipe”, registrou.

De acordo com a justificativa de Rodrigo Valadares, a solicitação tem como objetivo sensibilizar o Governo do Estado para o aumento do valor do IPVA. “Entre 20 e 30% maior, que os sergipanos sofrerão no ano de 2022, com a alta dos preços dos automóveis e diminuição da produção durante a pandemia, aumento esse que será não pelo aumento da alíquota de cálculo, mas sim pelo aumento artificial da tabela Fipe no ano de 2021”, frisou.

Ainda no documento, o deputado do PTB fez um apelo explicando o cenário econômico atual, inclusive o aumento no preço dos automóveis. “Além disso, é necessário citar o período de isolamento em decorrência da pandemia, o que causou como resultado, a paralisação da fabricação de carros, bem como de componentes para sua fabricação, o que com a reabertura do mercado, trouxe uma demanda retraída, onde temos muita procura para pouca oferta, o que faz com que o preço dos veículos aumente”, disse, acrescentando que o valor seja igual ao do ano passado ou o reajuste feito com base na inflação.