21/01/2022 as 11:50

OPINIÃO

Revitalização dos Cajueiros: Breno Garibalde comemora, mas faz ressalvas

O parlamentar também comentou sobre o esvaziamento do local, o constante abandono e as revitalizações constantes, que custam muito aos cofres públicos

COMPARTILHE ESTA NOTÍCIA

Revitalização dos Cajueiros: Breno Garibalde comemora, mas faz ressalvas

O vereador de Aracaju, Breno Garibalde, que também é arquiteto e urbanista, recebeu com a alegria a notícia da nova revitalização do Parque dos Cajueiros, em Aracaju/SE. No entanto, se mostrou preocupado com alguns pontos, como por exemplo: o cercamento do local.

“Temos uma cultura que nos leva a acreditar que muros, grades e cercas, trazem segurança, mas isso não é bem verdade. Um parque como o dos Cajueiros precisa estar integrado ao entorno, com alta visibilidade, câmeras de monitoramento e o principal: atividades que deem movimento. Além disso, os projetos precisam ser mais participativos e integrar a comunidade, quando isso é feito, conseguimos gerar o sentimento de pertencimento, que é o que de fato torna um lugar seguro”, explica.

O parlamentar também comentou sobre o esvaziamento do local, o constante abandono e as revitalizações constantes, que custam muito aos cofres públicos.

“Parece que, mais ou menos, de 10 em 10 anos, o parque passa por uma revitalização, mas nesse meio tempo não é dada uma utilidade de fato aquele local. Seria muito mais interessante fomentar atividades culturais, econômicas e artísticas, que dariam vida ao espaço e fazer manutenções constantes, o que evitaria um gasto maior no futuro”, declara.

Breno também citou o Parque da Cidade, pedindo um olhar mais atento.

“Ali é um exemplo de que cercar, não traz segurança. O parque está precisando de muito cuidado e de um redirecionamento. Tanta coisa legal poderia acontecer naquele lugar, ele tem tanto potencial quanto o dos Cajueiros. Acho que já passou da hora de mudarmos nossa forma de olhar para esses espaços públicos”, finaliza.