23/05/2022 as 08:57

ENTREVISTA

‘O compromisso do nosso bloco político é não federalizar a campanha’

O deputado também falou que há um compromisso no grupo político aliado ao governador Belivaldo

COMPARTILHE ESTA NOTÍCIA

Nesta entrevista ao jornal da cidade, o deputado federal Laércio Oliveira (PP) fez um balanço da sua gestão à frente da Fecomércio. Ele também garantiu que o presidente Bolsonaro terá palanque em Sergipe – mas confessou que achou estranho a ausência de Valmir de Francisquinho em evento da presidência durante a semana passada. O deputado também falou que há um compromisso no grupo político aliado ao governador Belivaldo, de que a eleição em Sergipe não será federalizada – sendo assim, cada partido defenderá o seu candidato à presidência. Confira abaixo.

JORNAL DA CIDADE – Chegando à reta final da sua gestão na Fecomércio, qual o saldo da sua gestão? Conseguiu atingir seus objetivos?
LAÉRCIO OLIVEIRA – Consegui, consegui sim. Eu acho que mudar a imagem que o sistema tinha perante a sociedade há oito anos foi um divisor de águas. Ter pessoas competentes que me ajudaram a fazer toda essa transformação, que não foi apenas física, mas no bem querer aos trabalhadores, aos nossos alunos, foi uma outra conquista. Aumentar consideravelmente o número de alunos que frequentaram as nossas salas de aula é um saldo extremamente positivo, formamos um por cento da população do Estado, então isso é um marco, um número extraordinário. E ter alcançado todas as regiões do Estado com prédios, ter modernizado todo esse sistema, ter cumprido tudo aquilo que a gente planejou enquanto diretoria, e, principalmente, poder passar essa gestão para as mãos do novo presidente, Marcos Andrade, é a certeza de que nós fizemos a coisa certa e estamos no caminho certo. E vamos seguir com outras transformações que eu que eu espero que continuem acontecendo, para honrar cada vez mais o nosso sistema que tem sido assim, de alto padrão e de alta qualidade.

JC – Sua pré-candidatura ao Senado saiu fortalecida, após o evento do PP na semana passada, que reuniu lideranças de todo o Estado?
LO – Eu estou muito feliz com o que aconteceu sexta-feira, ainda mais da maneira que a gente promove os nossos encontros, onde a gente apenas convida as lideranças e os amigos de todos os cantos do Estado e eles foram e prestigiaram um encontro que focou na necessidade que a gente tem de capacitar os nossos pré- -candidatos, mas acima de tudo de mostrar aos nossos correligionários o que que a gente quer fazer, como quer fazer e porque a gente quer fazer. Esse propósito foi plenamente alcançado e estamos muito felizes, avançando com a nossa pré-candidatura ao Senado Federal.

JC – O senhor tem dialogado com outros partidos fora do PP? Como está o diálogo com as outras figuras da base aliada, no sentido de viabilizar sua pré- -candidatura ao Senado?
LO – Temos conversado com os partidos da base, conversado com todos. A gente tem criado uma harmonia entre todos, para que a gente escolha o melhor para o nosso bloco. Então, de repente, meu nome não é o melhor, ou o de um colega, que está ao meu lado, não é o melhor. Essa é uma avaliação que o bloco vai fazer como um todo, porque o nosso propósito é sair fortalecido. Eu tenho procurado me credenciar dentro desse quesito, respeitosamente. E reconheço que eu vivo o melhor momento político, entre os nomes que estão postos como pré- -candidatos ao Senado e tenho certeza absoluta que meu nome vai ser ratificado por todos para fazer esse enfrentamento nas próximas eleições.

JC – Emplacar o seu sucessor na Fecomércio também fortalece sua candidatura ao Senado – e a sua própria gestão na Fecomércio?
LO – Sim, acho que sim, esse é um ambiente de muita de muita criatividade, de muita luta, e acima de tudo, de muita clareza nas nossas atitudes. São atitudes claras que conduziram ao resultado nas eleições da Fecomércio. Esse episódio passou, as eleições já aconteceram e agora é a gente seguir focando naquilo que queremos planejar e daquilo que a gente quer realizar para os próximos quatro anos, em termos de Federação de Comércio. Com referência à política, é o mesmo cenário, estamos nos qualificando, nos credenciando, me sinto credenciado, como já falei, para fazer o enfrentamento das eleições do próximo mês de outubro e vamos perseguir esse alvo até a vitória.

JC – O presidente Bolsonaro esteve mais uma vez em Sergipe essa semana. Bolsonaro vai ter palanque em Sergipe?
LO - Vai, vai ter palanque sim. Começa pelo próprio partido dele, o PL. Há ainda o PTB, um partido aliado. E o PP, o Progressistas, está pronto e à disposição para montar o palanque de Bolsonaro aqui em Sergipe. O compromisso do nosso bloco político é não federalizar a campanha, vamos cuidar da campanha do nosso Estado e nacionalmente os diversos grupos vão trabalhar na representação da sua sigla. Os correligionários de cada sigla vão montar o palanque do seu candidato a presidente. Então isso é muito natural e acho que acontece de uma forma muito natural. w JC – Isso não pode gerar nenhum tipo de conflito no bloco político? LO - Esse projeto ficou definido, não vai haver nenhum tipo de conflito dentro do grupo político, no nosso bloco político. O que o governador diz é que não vamos federalizar a eleição aqui em Sergipe. Vamos cuidar da nossa eleição aqui.

JC – E o que aconteceu com o Valmir de Francisquinho, que não compareceu ao evento com o presidente?
LO – Ouvi um comentário de uma pessoa que foi questionada exatamente sobre isso, aí o rapaz disse que isso soava muito estranho, muito estranho. E eu também acho muito estranho.

|Por Max Augusto
||Foto: Divulgação