24/05/2022 as 16:42

KITTY LIMA

'Belivaldo está mais preocupado com eleição do que com a miséria dos sergipanos'

Líder da oposição, a deputada estadual Kitty Lima (Cidadania) lamentou a realidade das famílias e criticou a falta de comprometimento da gestão do governador

COMPARTILHE ESTA NOTÍCIA

A notícia de que mais de 1,2 milhão de sergipanos estão em situação de pobreza ou extrema pobreza reverberou em todo o estado nesta terça-feira, 24, e acendeu um sinal de alerta para a situação dessa parcela da população que se encontra em condições críticas de sobrevivência. Líder da oposição, a deputada estadual Kitty Lima (Cidadania) lamentou a realidade dessas famílias e criticou a falta de comprometimento da gestão do governador Belivaldo Chagas com o bem-estar dos sergipanos que colocou mais da metade da população do estado em situação de miséria.

Os dados foram revelados pelo Jornal da Cidade na edição desta terça-feira, que apresentou um estudo do Departamento Intersindical de Estatísticas e Estudos Sócio Econômicos (Dieese) que aponta mais de 560 mil famílias inseridas no Cadastro Único do Estado de Sergipe, sendo 352 mil em situação de extrema pobreza e 44 mil de pobreza.

A matéria foi veiculada um dia após o governador Belivaldo Chagas, ao lado do prefeito de Aracaju, Edvaldo Nogueira, ostentar elevado orçamento de campanha em um evento político num bairro nobre da capital. Para Kitty Lima, a postura do governador mostra seu desprezo com os problemas que afetam a vida de milhares de sergipanos que mal conseguem ter o básico dentro de casa para sobreviver.

“Enquanto milhares de sergipanos estão ralando pra conseguir colocar o que comer dentro de casa, muitos infelizmente passando fome, Belivaldo Chagas está comemorando, ao lado do prefeito Edvaldo Nogueira, as alianças políticas deles que perpetuam as mazelas que castigam os mais necessitados em nosso estado. É mais de um milhão de pessoas em situação de miséria em Sergipe e o governador está fazendo o quê? Absolutamente nada. Aliás, ele está mais preocupado com as eleições do que com a vida dos sergipanos”, critica Kitty.

A deputada questionou ainda a origem da verba que teria patrocinado os diversos ônibus que levaram uma verdadeira multidão ao Iate Clube nesta segunda-feira, 23.

“O povo tá passando fome, Belivaldo, prejudicado com a sua indiferença com o sofrimento alheio. Dia após dia você tem mostrado que não tem competência para liderar Sergipe”, alfinetou a líder da oposição.

De acordo com o Dieese, muitas destas famílias em situação de miséria sobrevivem apenas com a renda que recebe dos programas sociais, em média R$ 406, o que se mostra insuficiente para se manterem.

“Em Sergipe predomina o desemprego e a falta de uma economia aquecida por ineficiência da gestão estadual que não consegue alavancar o desenvolvimento econômico de Sergipe. Que família consegue viver com o dinheiro de auxílio de programas sociais? Essa situação é absurda, mais da metade da população do estado está na miséria e o governador não está nem aí para àqueles mais vulneráveis. Para se ter uma ideia são mais de 160 mil desempregados em nosso estado, cadê a política de geração de emprego e renda dessa gestão?”, questiona Kitty, lembrando que em Sergipe, segundo o Dieese, a taxa de desemprego é de 14,9%, a quarta maior do país.

“A verdade é que o único interesse de Belivaldo Chagas é a eleição para garantir a permanência de um grupo no poder que não tem compromisso nenhum com o povo sergipano”, dispara a parlamentar.

 

Fonte: Alese