05/07/2022 as 15:23

NA CÂMARA

Linda Brasil faz defesa dos direitos reprodutivos das mulheres

Segundo dados da Agência Patrícia Galvão, uma menina ou mulher é estuprada a cada dez minutos e 30 mulheres sofrem agressão física por hora

COMPARTILHE ESTA NOTÍCIA

Em um período onde a violência contra as mulheres tem crescido abruptamente e os direitos dos grupos mais vulneráveis socialmente tem sido violados, o debate sobre os direitos reprodutivos das mulheres tem sido cada vai mais urgente e necessário. A parlamentar Linda Brasil (PSOL), abordou no plenário a importância da educação sexual e que o aborto legal e seguro é um direito assegurado por lei desde 1940.

“O recente caso da criança que havia sido impedida de realizar o aborto legal, que é um direito, tem sido alvo de sistemáticos ataques de desinformação e fake news, isso sim é que é um crime!”, asseverou.

Segundo dados da Agência Patrícia Galvão, uma menina ou mulher é estuprada a cada dez minutos e 30 mulheres sofrem agressão física por hora. Na ocasião, a vereadora apresentou um material educativo do Partido Socialismo e Liberdade (PSOL), para informar a toda a população, principalmente às mulheres como proceder em caso de necessidade.

“Aborto é uma questão de saúde pública e a sua proibição não acaba com a prática, apenas criminaliza e/ou mata mulheres pobres e negras que realizam o procedimento de forma clandestina e insegura”, avaliou.

25 de Julho – Dia Municipal da Mulher Negra
A parlamentar destacou um conjunto de ações que estão sendo desenvolvidas por diversas organizações sociais no mês de julho, em alusão ao Dia Nacional da Mulher Negra, Dia Internacional da Mulher Negra Afrolatina e Caribenha e que através de Lei de sua autoria também é Dia Municipal da Mulher Negra, data que homenageia a ativista negra Rejane Maria.

“Esse mês de julho é o mês das mulheres negras, em que se celebra e reafirmam a luta histórica, antirracista e o fortalecimento com as/os aliadas/os/es nessa luta. É também o Dia Municipal da Mulher Negra e em homenagem à Rejane Maria”, afirmou.

 

Fonte: CMA