21/09/2022 as 08:35

ELEIÇÕES

Gráficas registram alta na produção de santinhos

Aumento da demanda motivou contratação de mais profissionais

COMPARTILHE ESTA NOTÍCIA

Gráficas registram alta na produção de santinhos

A época de eleição é carregada de cultura e tradição, que, a partir de regras rigorosamente estabelecidas, perpetuam formas de divulgar e fazer propaganda dos candidatos e seus respectivos partidos. Uma das formas mais tradicionais e conhecidas de publicizar e informar no período eleitoral é o “santinho”, um pequeno papel contendo foto e número do candidato, um item secular que mantém sua popularidade até mesmo nos dias de hoje, com tantas tecnologias, como a internet.

Antes do online, os santinhos eram distribuídos exclusivamente de forma impressa, mas agora também são confeccionados de forma digital e enviados no formato de imagens para os mais diversos eleitores. Com sua importância, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) inclui o santinho na sua página de Glossário Eleitoral disponível em seu portal, explicando do que se trata e a sua importância para democratização de informação nas eleições. “O santinho é um material muito importante para as campanhas eleitorais nas mais diversas regiões e é produzido pelo partido político, coligação, federação ou candidato. É por meio desse material que muitos eleitores que não têm acesso à internet, por exemplo, conhecem os candidatos aos cargos públicos e também têm acesso ao número de identificação que deve ser usado na urna eletrônica, no momento da votação”, diz o texto no site.

Gráficas
Além de todo esse aspecto informativo, há, também, o diferencial orçamentário para as gráficas, que são as principais aliadas da produção dos materiais eleitorais. Em Sergipe, as gráficas do Estado estão no ritmo acelerado, confeccionando os pedidos. Em contato com a Gráfica Max, localizada em Aracaju, a equipe afirmou ao JORNAL DA CIDADE que espera uma venda de 30 milhões de santinhos. Além dele, também há uma alta demanda para adesivos, faixas, bandeiras e panfletos. Por isso, foi preciso a contratação de diaristas, para auxiliar na produção.

No entanto, em comparação à eleição passada, em 2020, a gráfica diz que 2022 teve uma queda no orçamento. “Este ano são menos candidatos”, explica o porquê da baixa. Já a Gráfica Max Digital informou que houve um acréscimo de vendas, devido à candidatura para governador, surgindo mais demanda, já que abarca todo o Estado. “Até o momento, foram produzidos 500 mil santinhos para três candidatos diferentes. Nessa época, além dos santinhos, o que mais costuma sair são praguinhas, pragão e adesivo perfurados para carro e bandeiras”, informa. “Com o aumento do trabalho, houve contratação no setor de produção para haver uma segurança e estabilidade melhor na entrega do material com qualidade. Sobre o orçamento, estamos contando com um aumento de 120% nesse período por conta de pedidos com urgência”, explica.