23/09/2022 as 10:26

PROPOSTAS

Fábio Mitidieri tem propostas para incentivar a produção de leite em Sergipe

O plano de governo de Fábio também dispõe sobre a promoção da capacitação profissional para o setor de laticínio

COMPARTILHE ESTA NOTÍCIA

Fábio Mitidieri tem propostas para incentivar a produção de leite em Sergipe

Uma pesquisa recente do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) concluiu que a produção de leite em Sergipe teve alta de 20,9% em 2021, com recorde de 435,5 milhões de litros produzidos. Atento a esse potencial econômico, o candidato ao governo do Estado pelo PSD, Fábio Mitidieri, tem propostas para incentivar a produção do leite e as queijarias artesanais do sertão sergipano, as quais ele visitou nesta quinta-feira, dia 22, na cidade de Nossa Senhora da Glória. 

Segundo o Instituto, os maiores produtores de leite no Estado, em 2021, foram Nossa Senhora da Glória, com 66,7 milhões de litros, Poço Redondo, com 65,2 milhões, e Porto da Folha, com 51,2 milhões. É justamente nessa região que Fábio pretende construir a ‘Adutora do Leite’, para abastecer a produção agropecuária no estado. 

“A produção de leite é um grande potencial econômico que nós temos para a geração de emprego e renda em Sergipe. Essas duas áreas serão o meu foco no nosso governo, por isso eu tenho propostas para o desenvolvimento do nosso Sertão, gerando mais emprego e renda para a população. Pretendo levar mais agências do Banese Agro, cuidar do pequeno agricultor familiar, apoiar as queijarias no processo de licenciamento e criar o Selo de Origem Sergipana, para produtos artesanais de origem animal elaborados com técnicas tradicionais, valorizando a nossa cultura regional”, explica o candidato do PSD. 

O plano de governo de Fábio também dispõe sobre a promoção da capacitação profissional para o setor de laticínio; criação de um fundo junto ao Banese que viabilize apoio financeiro e crédito às queijarias da Bacia Leiteira; implementação do Programa Sergipano de Queijarias, com a articulação de medidas de fomento e fortalecimento da cadeia produtiva, tais como capacitação profissional, apoio técnico, linhas de crédito, licenciamento; e facilitação do acesso ao Sistema Brasileiro de Inspeção de Produtos de Origem Animal (SISBI-POA) e ao Selo de Inspeção Federal (SIF), garantindo que os procedimentos de inspeção e fiscalização do Estado e municípios sejam equivalentes ao federal, fazendo com que a produção regional possa ser comercializada em todo território nacional e no exterior.