26/09/2022 as 10:00

BRASIL

Na última semana do 1º turno, pesquisas para a Presidência vão até sábado

No dia anterior, quando os candidatos já estarão impedidos de pedir votos, Ipec e Datafolha apresentarão os últimos números da disputa antes da abertura das seções de votação.

COMPARTILHE ESTA NOTÍCIA

Na última semana do 1º turno, pesquisas para a Presidência vão até sábado

A reta final das campanhas terá novos dados das principais pesquisas nacionais sobre a disputa presidencial. Ipec, Datafolha, Quaest e Ideia apresentam o panorama na última semana antes da eleição, marcada para o próximo domingo. No dia anterior, quando os candidatos já estarão impedidos de pedir votos, Ipec e Datafolha apresentarão os últimos números da disputa antes da abertura das seções de votação.

Para a campanha do líder em intenções de voto, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), os levantamentos poderão servir de munição na busca pelo chamado "voto útil" mirando eleitores de outros candidatos, principalmente os de Ciro Gomes (PDT) e Simone Tebet (MDB). O objetivo é alcançar a vitória já no primeiro turno. Para o segundo colocado nas pesquisas, o candidato à reeleição Jair Bolsonaro (PL), as sondagens poderão indicar caminhos capazes de levar o atual presidente a um segundo turno contra Lula.

A semana também terá a divulgação dos últimos resultados para as disputas em diversos estados e no Distrito Federal. No sábado, o Datafolha divulga pesquisas de intenções de voto para governador e senador no Rio de Janeiro, em São Paulo e em Minas Gerais. O Ipec terá uma rodada maior estadual no sábado.