26/09/2022 as 11:32

CAMPANHA

Fábio Mitidieri propõe políticas públicas para reduzir a evasão escolar em Sergipe

Segundo a proposta do candidato, os jovens receberão um auxílio para complementar a renda em casa sem a necessidade de abandonar os estudos para trabalhar.

COMPARTILHE ESTA NOTÍCIA

Fábio Mitidieri propõe políticas públicas para reduzir a evasão escolar em Sergipe

Os índices de evasão escolar foram acentuados após as medidas restritivas adotadas para conter a pandemia do coronavírus. Para mudar esse cenário, o candidato ao governo do Estado pelo PSD, Fábio Mitidieri, defende a criação do Programa Bolsa Aprendizagem, que contemplará os alunos em situação de vulnerabilidade social que estejam cursando o Ensino Médio Integral. 

Segundo a proposta do candidato, os jovens receberão um auxílio para complementar a renda em casa sem a necessidade de abandonar os estudos para trabalhar. Além disso, Fábio também defende que famílias beneficiadas pelo Programa Mão Amiga e que sejam formadas por jovens de 15 a 29 anos sejam priorizadas também na participação de programas de qualificação profissional. A estratégia objetiva a inclusão produtiva desse segmento da população, assegurando o retorno desses jovens à escola. 

Para o candidato do PSD, o Estado precisa criar políticas públicas para reduzir os índices de evasão escolar. “Sergipe precisa de novas políticas públicas de redução da evasão escolar. Enquanto governador, pretendo criar um programa de auxílio para os jovens em situação de vulnerabilidade social que estejam cursando o ensino médio integral, que será ampliado em Sergipe. Quero que esse modelo de sucesso funcione em outras escolas do estado, das atuais 76 para 156 escolas, o que significa que mais jovens estarão o dia todo na escola, adquirindo conhecimento. Mas eu também sei que muitos desses jovens precisam trabalhar no outro turno para ajudar em casa, por isso vou criar o Bolsa Aprendizagem, para que esses jovens recebam um auxílio do governo e não precisem abandonar os estudos para trabalhar e ajudar em casa”, defende. 

O plano de Governo de Fábio também fala sobre a implantação de um sistema de avaliação da aprendizagem dos estudantes para produzir dados de desempenho, acompanhamento e construção das estratégias pedagógicas para melhoria dos indicadores educacionais, com foco na elevação da proficiência, redução da evasão escolar e correção de fluxo idade/ano.