27/09/2022 as 08:16

ELEIÇÕES 2022

Conheça as propostas dos 8 candidatos ao governo de SE

Dados foram analisados com base no que foi apresentado à Justiça Eleitoral, expostos no portal do TCE

COMPARTILHE ESTA NOTÍCIA

Com a proximidade do dia do pleito – 2 de outubro –, a equipe do JORNAL DA CIDADE observou as propostas dos oito candidatos ao Governo de Sergipe e recortou os principais pontos para o leitor-eleitor. Os dados foram analisados com base no que foi apresentado à Justiça Eleitoral e que estão expostos no portal do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Neste primeiro momento, o destaque será para a área da Saúde.

Confira o que destacou cada candidato que disputa o comando do Estado:

DELEGADO ALESSANDRO (PSD) Além de profissionalizar a gestão de saúde e fortalecer a política de atenção primária, especializada, ambulatorial e hospitalar, o Delegado Alessandro apontou os compromissos voltados para o atendimento rápido e de qualidade à população. O JC destacou alguns, como: implantar, ao longo do primeiro ano a gestão informatizada via aplicativos e internet com banda larga de alta velocidade; criar no primeiro ano de gestão e implementar a Política Estadual de Saúde para a Prevenção e Tratamento do Câncer; implantar, no primeiro ano de gestão, o Programa Estadual de Atenção Integral à Saúde da Pessoa LGBTQI+ com profissional capacitado especificamente para o atendimento a esta população; fortalecer e qualificar os hospitais regionais, ampliando o quadro de profissionais e melhorando a estrutura; implantar o Programa Estadual de Atenção Integral à Saúde da Mulher; criar o programa de humanização de parto e combate à violência obstétrica.

DR. CLÁUDIO MÉDICO GERIATRA (DC) Segundo o plano apresentado, Dr. Cláudio Médico Geriatra quer criar o “Projeto Mais Saúde Mais Vida”. Neste item da proposta, o candidato destaca como prioridade no mandato de governador: valorização da prevenção (aprimorar assistência preventiva através de parcerias com prefeituras, objetivando diminuir a necessidade de assistência de alta complexidade e alto custo, diminuir filas de espera de consultas ou procedimentos. Além disso, a capacitação dos profissionais de saúde de forma contínua com prioridade para os agentes de saúde (Programa Educadores de Saúde); aumentar o contingente de profissionais de enfermagem e médicos nas urgências com estabilidade de vínculo empregatício – planos de carreiras com incentivos e gratificações de desempenho; gerenciamento otimizado da aquisição de medicamentos e materiais para que não ocorra faltas, política de humanização no atendimento.

ELINOS SABINO (PSTU) No plano de governo de Elinos Sabino, o item da área da saúde está junto com saneamento básico. Para o candidato, é preciso “superar a crise” com serviço público, gratuito e de qualidade. As principais propostas e compromissos são: gestão estatal e pública na saúde estadual. Fim de contrato com organizações sociais, fundações, Oscips e parcerias público-privadas (PPP); incorporação de todo sistema de saúde de Sergipe ao SUS, através de encampação; apuração rigorosa das denúncias de desvios de verbas da saúde municipal e estadual, com prisão e confisco dos bens de todos os corruptos e corruptores. Ainda no plano de Elinos, existem também: fim dos lixões e aterros sanitários, há uma necessidade urgente de ser criado em todos os municípios, ou por regiões, usinas de reciclagem e tratamento do lixo; saneamento básico com o Plano Municipal de Saneamento Básico; garantir água potável a toda população.

FÁBIO (PSD) Com relação à proposta de Fábio (PSD) para a área da Saúde, o candidato foi didático e apresentou “eixo temático”. No primeiro ponto, ele colocou propostas voltadas para a gestão. No que diz respeito à infraestrutura, o candidato propõe a criação de centros de equoterapia públicos em municípios sergipanos para garantir que mais pessoas com deficiências ou necessidades especiais tenham acesso a esse método terapêutico que usa cavalos como agente promotor de ganhos físicos e psicoemocionais. Na atenção especializada, Fábio frisou: fomentar e a implantação dos centros de atendimento à população LGBTQIAPN+, nas regionais de saúde; implantar ambulatório trans, em Aracaju. No eixo de Rede de Atenção Hospitalar, o compromisso é a construir o Hospital Regional da Grande Aracaju, para desafogar o Hospital de Urgências de Sergipe. Além disso, ele propôs a criação do programa Amor de Mãe, com implantação do Complexo Materno-Infantil, constituído pela Maternidade de Alto Risco e pelo Hospital da Criança, com atendimento desde a baixa até a alta complexidade, fortalecendo o banco de leite e criando o ambulatório de retorno de crianças, a Casa da Gestante, Bebê e Puérpera e a Casa de Parto Normal (CPN).

NIULLY CAMPOS (PSOL) Niully Campos frisou no plano que a área deve ser pautada na luta “em defesa do SUS e da saúde pública”. A candidata pretende fortalecer o sistema de saúde de forma coordenada com município, reestruturar e garantir resolutividade nos hospitais regionais assim como reduzir gradativamente as filas de exames, cirurgias e consultas com especialidades. Outro ponto que a candidata registrou no plano foi a estruturação das carreiras dos médicos e profissionais da saúde, com a realização de concurso público. Ainda na proposta, ela quer promover acesso de populações excluídas do sistema de saúde, como as pessoas trans e também promover a política integrada de assistência à saúde das pessoas com deficiência, seguindo as diretrizes antimanicomial. Niully prometeu a garantia de segurança alimentar (renda básica, cozinhas solidárias, alimentação escolar de qualidade) e acesso à água de qualidade (fortalecimento da Deso).

PROF. AROLDO FÉLIX (UP) De acordo com o plano de governo do Prof. Aroldo Félix, é preciso: a retomada da administração direta da saúde pública pelo Estado, encerrando e auditando os contratos com as OS; realização de concursos públicos para saúde e recomposição de orçamento para área; criação de entidade pública de pesquisa e produção de vacinas e medicamentos; criação de Laboratório Farmacêutico do Estado de Sergipe para a produção de remédio a baixo custo para a população; valorização profissional. O candidato também propõe: criação de uma rede de apoio à saúde mental da população, ampliando a capacidade de atendimento dos CAPS, disponibilizando equipes de profissionais da área para visitar as instituições de ensino públicas e realizando campanhas permanentes sobre o tema; universalização do saneamento básico em todo o Estado para diminuir os índices de doenças evitáveis fruto da falta do tratamento de água e esgoto; garantia de atendimento primário e Saúde da Família em todas as cidades e povoados; ampliação e interiorização das UPAs.

ROGÉRIO CARVALHO (PT) O objetivo do plano de governo de RogérioCarvalho é “desenvolvimento sustentável do Estado de Sergipe”. A equipe do JORNAL DA CIDADEregistrou que o candidato propôs uma governançapública “empreendedora e democrática tem comoprincipal objetivo reafirmar o papel de liderançae coordenação do governo estadual na construçãoe realização de um projeto de desenvolvimentointegrado e sustentável, no qual sejam respeitadasas especificidades sergipanas”. No plano apresentado à Justiça Eleitoral, nãohá tópicos específicos ou detalhados das áreas deatuação – conforme observou o JC. Por sua vez,o candidato pontua o modelo de governar seráguiado pelos compromissos, como: democratização das relações sociais, mediante o combate àsdesigualdades e à exclusão social; gestão descentralizada; desenvolvimento local em bases sustentáveis; a inovação na gestão dos entes públicos,dotados de maior autonomia no que se refere aosrígidos controles impostos à administração pública, especialmente quanto às áreas de gestão e depessoal. A criação desses novos tipos de organizações, sobretudo nas áreas de habitação, saúde,educação e cultura, pesquisa científica, tecnologiae meio-ambiente, buscará dotar a máquina pública de organizações melhor capacitadas a alcançarresultados e ampliar a esfera pública não-estatal.

VALMIR DE FRANCISQUINHO (PL) Já Valmir de Francisquinho elaborou o planode governo com o foco de que “Sergipe deveráinovar o SUS”. De acordo com as propostas docandidato, é preciso transferir a tecnologia daOncologia do Huse para o Hospital de Oncologiade Sergipe. Para ele, o atual Huse deve ser apenarpara as sessões de radioterapia. Além disso, a implantação e operacionalização do Centro de Informações e Decisões Estratégicas em Saúde, fortalecimento da participação popular e proporcionar ahabilitação dos Hospitais Públicos, Filantrópicose/ou Contratualizados na habilitação para realização de transplante de órgãos no Estado. Conforme o plano, Valmir promete ainda:redesenhar o Samu 192 Sergipe; implantaçãoda política de Economia da Saúde no Estado deSergipe, como responsável pelo uso racional eeficiente dos recursos do SUS; instituir e criar comeficiência e compromisso a Rede de Saúde mentaldo Estado; ampliação da cobertura assistencial defisioterapia e terapia ocupacional; implementaçãodo Programa de Atenção Domiciliar.

|Por Mayusane Matsunae
||Foto: