30/01/2023 as 14:11

SERGIPE

Deputados sergipanos tomam posse em 1º de fevereiro

A Sessão Preparatória de Posse serão acompanhadas por autoridades políticas do Estado, amigos e familiares dos parlamentares

COMPARTILHE ESTA NOTÍCIA

Os 24 deputados estaduais, escolhidos pelo povo sergipano nas últimas eleições de 2022, serão empossados na Assembleia Legislativa do Estado de Sergipe (Alese) nesta próxima quarta-feira, 1º de fevereiro de 2023. A solenidade será realizada no Plenário do Palácio Governador João Alves Filho, sede do Poder Legislativo, a partir das 15 horas. A Sessão Preparatória de Posse serão acompanhadas por autoridades políticas do Estado, amigos e familiares dos parlamentares.

O acesso ao Plenário Deputado Pedro Paes Azevedo tem capacidade para receber 100 pessoas nas galerias do térreo e 2º andar, mediante apresentação de convite exclusivo ou credenciamento de imprensa. No hall da Casa Legislativa será instalado telão para acompanhar a solenidade.

Após a posse dos deputados, será dado início a eleição da nova Mesa Diretora da Assembleia Legislativa de Sergipe para o biênio 2023-2025. A votação será o marco inicial da 20ª Legislatura da Alese, que ocorre com a Sessão de Instalação no dia 2.

As cerimônias serão transmitidas ao vivo pelo canal 5.2 da TV Alese e pela plataforma do Youtube @tvalese. A cobertura em tempo real também será feita pelas redes sociais e site do órgão.

Como será a Solenidade de Posse
Conforme a Constituição Estadual e o Regimento Interno da Alese, assumirá a direção do evento de Posse o último presidente da Assembleia. Nesse ato, o Presidente convidará dois deputados de partidos diferentes para servirem como 1° e 2° Secretários.

Em seguida ocorrerá à tomada de Compromisso Legal, que é o Juramento. De pé, o Presidente, bem como todos os Deputados, proferirá o seguinte texto: “Prometo desempenhar fiel e lealmente o mandato que me foi confiado, promovendo o bem geral do Estado de Sergipe, dentro das normas constitucionais”.

Neste momento, o Presidente realizará a chamada dos deputados pelo nome de Registro de Nascimento e não pelo nome parlamentar, registrado na justiça eleitoral. Cada Deputado, ainda de pé, braço direito estendido, palma da mão voltada para baixo, declarará: “Assim o prometo”.

Finalizado o rito da cerimônia de posse, os deputados irão dar sequência à Sessão Preparatória para eleição da Mesa Diretora.

20ª Legislatura
Com a eleição da Mesa Diretora, a Assembleia Legislativa de Sergipe realizará já no dia 02 de fevereiro às 9h30, Sessão de Instalação da 20ª Legislatura, cenário que ocorrerá com a Leitura da Mensagem Governamental. A 20ª Legislatura começa no dia 1º de fevereiro de 2023 e termina no dia 31 de janeiro de 2027.

O governador Fábio Mitidieri (PSD) já tem presença confirmada na sessão inaugural. Ele fará a leitura da mensagem governamental e apresentará suas metas e objetivos para o ano de 2023 do Poder Executivo.

 

Fonte: Alese