01/02/2023 as 08:07

Mitidieri reúne imprensa e faz balanço dos 30 dias de governo

Governador apontou emprego, saúde e combate à fome como prioridades

COMPARTILHE ESTA NOTÍCIA

Mitidieri reúne imprensa e faz balanço dos 30 dias de governo

O governador Fábio Mitidieri (PSD) reuniu jornalistas nesta terça-feira, 31, para apresentar o balanço do primeiro mês de gestão à frente do Governo de Sergipe. Na explanação, o chefe do Poder Executivo destacou o ritmo intenso de trabalho e reforçou as prioridades da administração pública. “Geração de emprego, melhorar a Saúde e combate à fome têm que ser o foco prioritário no nosso Estado”, disse. Fábio Mitidieri fez uma “prestação de contas” durante um bate-papo com a imprensa.

Na oportunidade, ele expôs a atuação nos primeiros dias e mencionou os desafios. “Nós mudamos 15 dos 20 secretários. Não porque quem estava tivesse feito algum trabalho errado. Na verdade, somos gratos a cada um deles. Nós entendemos que era necessária uma mudança com uma nova forma de trabalhar, oxigenar, colocar gente jovem, disposta, com gás e vontade. Nós optamos por isso. Tivemos a coragem para isso”, contou, logo no início. No encontro, além do governador, estavam presentes a equipe que compõe o primeiro escalão da gestão. Por isso, antes mesmo de iniciar a explanação Mitidieri reforçou que há a “determinação para avançar”. Sendo essa uma forma para justificar a integração e trabalho conjunto dos secretários – devendo, portanto, ser a forma de trabalhar do novo gestor. Para a imprensa, o governador relatou que existem cinco novas secretarias integrando a gestão e que ainda estão buscando sede própria. “Ao mesmo tempo, estão trabalhando e já apresentando projetos”, comentou.

Obras estruturantes
Em primeiro lugar, Mitidieri relatou as obras estruturantes. De acordo com o governador, apenas em janeiro já aconteceu encontros com o presidente Lula (PT). “Foi solicitado aos governadores que levassem as prioridades ao Governo Federal para que eles pudessem nos ajudar nos próximos anos. Nós levamos três prioridades!”, apontou. Nessa oportunidade com Lula, Fábio levou “sonhos antigos dos sergipanos”. “Primeiro, o Canal de Xingó, que se arrasta há mais de 20 anos. Fiz essa cobrança, esse pedido a Lula que reconheceu o atraso e a demanda da obra. Lula conhece Sergipe e entendeu como prioridade, sim”, expôs.

Além disso, o governador falou da duplicação da BR-101. “Já se estende pelo mesmo período, talvez 20 anos. O ministro Renan Filho já determinou R$ 160 milhões para conclusão da BR-101 Norte. Esse recurso já está garantido! Essa obra deve ser finalizada pelo calendário deles no primeiro semestre de 2024”, falou, acrescentando que está em andamento o estudo da BR-101 Sul. Assim como a BR-101, também foi pedido ao Governo Federal a duplicação da BR-235. “Também sonho antigo. A BR-235, trecho que vai de Aracaju a Itabaiana, já está com o estudo de viabilidade de duplicação em andamento. Deve ser entregue pelo Dnit no final do ano e concluída a etapa de licitação até o final do ano. Em 2024, se Deus quiser, a gente inicia a obra”, registrou.

Pontes
Segundo Mitidieri, também foi destaque com o Governo Federal a construção da ponte entre os municípios de Penedo-AL e Neópolis-SE. “Estamos buscando uma parceria Sergipe e Alagoas para que a gente possa desenvolver o turismo da região do Baixo São Francisco”, explicou. Fábio Mitidieri aproveitou ainda para revelar a construção de mais uma ponte ligando os municípios Aracaju e Barra dos Coqueiros. “Nós já começamos as tratativas. Já foi feita a primeira análise e recebemos engenheiros que nos ajudaram a escolher o melhor local. Será ali saindo da Avenida Francisco Porto caindo na Atalaia Nova. Esse é o objetivo e foi essa a localização que os engenheiros entenderam melhor. É uma obra que vai durar quatro anos na execução, importante que se diga isso”, revelou, acrescentando o desejo da construção do mesmo empreendimento, porém saindo da Tancredo Neves até o Bairro Coroa do Meio.

|Por Mayusane Matsunae
||Foto: Divulgação