02/02/2023 as 16:23

EM SERGIPE

Fábio Mitidieri pede rapidez nas ações políticas em abertura de ano legislativo

O diálogo permanente entre os poderes foi citado pelo governador como base para uma administração pautada pelo bem-estar do sergipano

COMPARTILHE ESTA NOTÍCIA

Mudança, novo ciclo e fomento nortearam a mensagem do governador Fábio Mitidieri durante abertura dos trabalhos da 20º Legislatura na Assembleia Legislativa de Sergipe, nesta quinta-feira, 2. Diante dos 24 deputados estaduais empossados, de autoridades políticas e de secretários de Estado, Fábio discursou sobre o plano administrativo posto em prática, os desafios para os próximos quatro anos e a defesa da democracia.

Iniciando um novo ciclo político no Executivo estadual, já que assumiu pela primeira vez o mandato de governador, Fábio apresentou propostas para fomentar o desenvolvimento sergipano nas áreas de agricultura, energia e infraestrutura.

O diálogo permanente entre os poderes foi citado pelo governador como base para uma administração pautada pelo bem-estar do sergipano. Ele citou a trajetória política do pai, o ex-deputado estadual Luiz Mitidieri, para ratificar o respeito entre Executivo e Legislativo.

“Sei que não vou desempenhar essa tarefa sozinho: porque sei que o Sergipe com que sonho é o mesmo com que sonham Vossas Excelências. Temos pela frente um enorme desafio. Temos também a oportunidade de fazer a diferença nas vidas de centenas de milhares de sergipanos, fazer desta nossa terra um estado mais justo, mais humano, mais igual. Vamos conseguir. Olho em volta e vejo tantos rostos conhecidos: correligionários, companheiros de luta, adversários políticos. Só não vejo inimigos: porque a minha concepção de política sempre foi baseada em uma palavra que meu pai, que teve a honra de sentar nessas cadeiras por 24 anos, me ensinou desde menino: respeito. Principalmente àqueles que pensam diferente de nós, que vêm o mundo por um ângulo diferente”.

Estrutura produtiva
Na área da estrutura produtiva, o governador falou sobre o Programa Sergipano de Desenvolvimento, focado na infraestrutura rodoviária e turística, no fomento aos arranjos produtivos regionais, na gestão dos recursos hídricos e no incentivo ao uso de energias renováveis. “É um grande pacto pelo progresso, que deverá unir cidadãos, empresários e organizações da sociedade civil. O crescimento que pensamos para os próximos anos é pautado numa certeza: a de que vivemos uma transformação no perfil socioeconômico do estado, com a alteração da nossa estrutura produtiva, e pela evolução de nossa vocação e matriz de desenvolvimento”, disse.

O governador pontuou a posição estratégica de Sergipe para distribuição de produtos e a matriz energética diversificada, a exemplo da exploração de petróleo em águas ultra profundas. “Será preciso avançar na estabilidade fiscal do estado para atrair novos investimentos, e potencializar a vocação econômica das regiões. Preparar mão de obra e infraestrutura para fomentar o empreendedorismo. Garantir agilidade nos processos de licenciamentos ambientais. Atualizar a legislação de organizações sociais e aproveitar melhor as inúmeras possibilidades trazidas pelas parcerias público-privadas, tornando-as um instrumento forte para a consolidação do nosso desenvolvimento, adequando as relações entre o Estado e o setor produtivo às exigências destes tempos, tornando-as mais ágeis e eficientes, mostrando que Sergipe é um lugar seguro para se investir”.

A propositura de criação da Agência Sergipe de Desenvolvimento, a Desenvolve-SE, foi citada. A Agência atuará para atrair investimentos nacionais e estrangeiros e estimular o crescimento econômico, com ênfase nas micro e pequenas empresas. “Apresentaremos também um conjunto de propostas de medidas legislativas com foco na geração de emprego e renda, na melhoria de nosso ambiente de negócios, e na construção de uma administração estadual mais ágil e eficaz”, afirmou.

Banese
A atuação do Banco do Estado de Sergipe (Banese) como agente de fomento também está no programa de governo por meio de capital de giro necessário para micro e pequenas empresas; financiamento à aquisição de equipamentos pelo setor rural, linha de crédito especial para a bacia leiteira; criação da Loteria Estadual de Sergipe e implantação do CredJovem, para incentivar os jovens a empreenderem.

“O novo Sergipe que começamos a construir também é o Sergipe dos jovens, das mulheres, dos negros, da população LGBTQIA+. É por eles que assumimos o desafio de descortinar um novo marco de progresso, tornando-os protagonistas de um projeto de futuro sustentável. Partimos também do reconhecimento do papel da mulher como força motriz das mudanças que queremos implantar. Vamos estabelecer o Selo Empresa Amiga das Mulheres, incentivar o empreendedorismo feminino como forma de criar uma economia mais igual e, ao mesmo tempo, mais inclusiva”.

Primeiro Emprego Sergipe
Prioridade da atual gestão, a geração de emprego está presente em políticas transversais de todas as secretarias de Estado. Um dos projetos é o programa Primeiro Emprego Sergipe, que irá ofertar bolsas de estágio em parceria com empresas e garantir contratação de jovens estudantes.

“Sergipe tem pressa. Pressa para colocar comida na mesa das famílias que mais precisam, para que possam viver com dignidade e conforto. Pressa para gerar os empregos que uma população castigada por uma crise econômica e uma pandemia necessita desesperadamente. Pressa para acessar serviços públicos mais eficientes e mais abrangentes, e, acima de tudo, mais humanos, que tenham o foco nas pessoas. Pressa para encontrar os caminhos que lhe possibilitem alcançar uma economia mais forte, mais rica, mais justa”, destacou.

De acordo com Fábio, em tudo isso, uma coisa é clara: é preciso descobrir maneiras de mobilizar recursos e apoio. “Por isso, há alguns dias me reuni com outros governadores do Consórcio Nordeste em que definimos pautas comuns para a nossa região, como o Pacto pela Segurança Pública, que busca integrar as polícias estaduais para compartilhar inteligência e tecnologia, somando esforços com a Polícia Federal e o Ministério da Justiça”.

Governo Federal e Programa de Desenvolvimento Agroindustrial de Sergipe
O governador apresentou resumo das visitas a Brasília, onde iniciou tratativas com ministros sobre projetos estruturantes, como a finalização da duplicação da BR 101, a implantação do Canal de Xingó, para garantir o abastecimento de água para consumo humano e para atividades produtivas no sertão, a construção da nova ponte ligando Sergipe a Alagoas completando um grande corredor turístico ao longo do litoral sergipano e consolidando a inserção de Sergipe no panorama turístico do Nordeste.

“Finalmente, apresentamos também a proposta de implementação do Complexo Industrial Portuário, que se baseia na infraestrutura já existente a partir do Terminal Marítimo Inácio Barbosa, do Parque Eólico Barra dos Coqueiros e da Usina Termelétrica Porto de Sergipe I, uma localização estratégica para a atração de investimentos e empreendimentos que têm o potencial de transformar o estado em uma potência regional no setor de energia”.

O Programa de Desenvolvimento Agroindustrial de Sergipe (Prodai) busca atrair e incentivar empresas de beneficiamento da produção e fortalecer as cooperativas agrícolas, bem como empreendimentos que contribuam com o aperfeiçoamento e profissionalização do agro sergipano.

“Vamos também investir no fortalecimento e na ampliação da cadeia industrial de citros, milho, leite e coco. O agricultor familiar também poderá contar com um governo que os entende e acredita em suas ideias. Vamos fortalecer a assistência técnica e a extensão rural, investir em novas soluções e em tecnologia, dar ao homem do campo as ferramentas necessárias para que ele possa produzir”, garantiu.

 

Fonte: Governo de Sergipe