03/02/2023 as 11:58

AUTORIZAÇÃO

Prefeitura edita decreto que disciplina utilização dos espaços público no Carnaval

O decreto define ainda as etapas que deverão ser seguidas pelos organizadores para solicitar autorização da Prefeitura para os seus eventos.

COMPARTILHE ESTA NOTÍCIA

Prefeitura edita decreto que disciplina utilização dos espaços público no Carnaval
O prefeito Edvaldo Nogueira assinou, na tarde de quinta-feira, 2, o decreto nº 7.015/2023, que disciplina a autorização para utilização dos espaços públicos do município durante o período carnavalesco. Pelo documento, fica estabelecida a criação de uma comissão, composta por representantes de órgãos municipais, que ficará responsável  pelo planejamento operacional de todas as atividades relacionadas aos festejos de rua na cidade. O decreto define ainda as etapas que deverão ser seguidas pelos organizadores para solicitar autorização da Prefeitura para os seus eventos.

A Comissão de Trabalho será formada por um representante de cada órgão. Farão parte a Empresa Municipal de Serviços Urbanos (Emsurb); a Secretaria Municipal do Meio Ambiente;  a Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (SMTT); a Guarda Municipal; a Fundação Cultural Cidade de Aracaju; a Secretaria Municipal da Saúde; e a Secretaria Municipal da Defesa Social e da Cidadania.

Entre as atribuições da comissão estão: estabelecer as diretrizes gerais sobre a política para o Carnaval de rua; dirimir questões sobre a definição das datas, horários e itinerários, após consultas técnicas aos órgãos competentes; e deliberar sobre a necessidade de se promover adequações aos eventos, quando necessário.

Para solicitar autorização, de acordo com o decreto, as entidades ou organizadores das manifestações carnavalescas de rua deverão fazer requerimento à Emsurb, por meio do portal Aju Inteligente, constando todas as informações sobre o evento. Entre os dados necessários estão a descrição objetiva do tipo de manifestação, número de participantes, local pretendido, recursos visuais e sonoros que serão utilizados, bem como horário de início e término do evento, devendo comunicar à Polícia Militar.