18/05/2023 as 09:34

OBRA ESTRUTURANTE

Governador entrega projeto que viabiliza construção de nova ponte da Coroa do Meio

De autoria do Poder Executivo, o projeto autoriza a contratação de operação de crédito, junto ao Banco do Brasil, no valor de até R$ 300 milhões

COMPARTILHE ESTA NOTÍCIA

Governador entrega projeto que viabiliza construção de nova ponte da Coroa do Meio

Uma das obras estruturantes mais aguardadas pela população sergipana vai sair do papel. Nesta quarta-feira, 17, o governador de Sergipe, Fábio Mitidieri, em mais um ato de deferência ao Parlamento estadual, foi pessoalmente à sede da Assembleia Legislativa de Sergipe (Alese) para entregar em mãos, ao presidente da Casa, deputado Jeferson Andrade, o projeto de lei que viabiliza a construção da nova ponte que ligará os bairros Inácio Barbosa e Coroa do Meio, em Aracaju.

De autoria do Poder Executivo, o projeto autoriza a contratação de operação de crédito, junto ao Banco do Brasil, no valor de até R$ 300 milhões. A obra prevê a construção do viaduto de interseção da Avenida Beira Mar com a Avenida Tancredo Neves e a construção de uma ponte estaiada sobre o Rio Poxim, para ligação da Avenida Tancredo Neves com o Bairro Coroa do Meio, em Aracaju. A expectativa do Governo do Estado é que, com a aprovação da Alese, a obra seja licitada já neste primeiro semestre e a construção tenha início no segundo, com previsão de dois anos para conclusão. “A construção desta nova ponte será um marco urbanístico para a nossa capital, um elo que vai promover desenvolvimento socioeconômico, gerar empregos, potencializar a mobilidade urbana e o turismo em nossa capital. Agradeço, mais uma vez, a cordialidade e o deferimento dos nossos deputados estaduais com a tramitação desse importante projeto. A nossa expectativa é que as obras já tenham início no segundo semestre deste ano”, destacou o governador Fábio Mitidieri.

De acordo com ele, a operação de crédito só está sendo possível graças ao equilíbrio fiscal e financeiro do Estado. “É importante deixar claro que este empréstimo não compromete em nada as finanças do Estado, que estão sanadas e devidamente equilibradas”, acrescentou. Desenvolvimento O investimento é uma resposta ao rápido crescimento urbanístico e populacional constatado na região, nas últimas décadas. A construção da ponte da Coroa do Meio, assim como a segunda que interligará os municípios de Aracaju e Barra dos Coqueiros, está prevista no rol de ações estruturantes concebido pelo Programa Sergipano de Desenvolvimento Socioeconômico (Desenvolve Sergipe). “Como o projeto dessa primeira ponte já existia, estamos agilizando todos os aspectos necessários para dar início à licitação e já iniciar a obra.

Já a segunda, que também será um marco arquitetônico para o nosso estado, a previsão é que o edital para confecção do projeto seja aberto no segundo semestre deste ano para, já no próximo ano, darmos início também a esta importante obra. Teremos, até o final do próximo ano, as duas obras em execução no Estado”, frisou Mitidieri.

Aguardada com expectativa pela população aracajuana, a nova ponte vai melhorar significativamente a mobilidade urbana na capital, possibilitando um novo acesso aos bairros Atalaia, Coroa do Meio e à Zona de Expansão de Aracaju. Na questão do turismo, o Bairro Atalaia concentra a principal zona hoteleira do Estado, além de sediar o principal atrativo turístico da cidade, que é a Orla da Atalaia. Assim, a construção da ponte também proporcionará uma melhor acessibilidade, além de mais conforto e segurança aos turistas que visitam a região. “Esse é um projeto importante para a mobilidade urbana, para o turismo e para geração de empregos em nosso estado. Amanhã, vamos colocar o projeto em pauta para que seja lido e, já na próxima semana, possa ser votado”, disse o presidente da Assembleia Legislativa, deputado Jeferson Andrade.

O prefeito de Aracaju, Edvaldo Nogueira, também elogiou os esforços da gestão estadual para entregar uma das obras mais aguardadas pela população aracajuana. “Essa é uma obra importante, há muito sonhada pelos aracajuanos. Uma obra que vai impactar sobremaneira na mobilidade urbana, no turismo e no desenvolvimento da cidade. Essa parceria com o Governo do Estado tem sido excepcional, pois tem proporcionado desenvolvimento para a nossa capital. Agora, vamos trabalhar para iniciar o quanto antes, porque obra boa é obra concluída. Estou muito feliz com este momento”, disse Edvaldo Nogueira.