24/05/2023 as 07:49

8 DE JANEIRO

Rogério assegura que CPI vai oferecer denúncia contra envolvidos

Apesar da CPI ainda não ter sido instaurada, o senador petista assegurou que a comissão vai acionar o Poder Judiciário.

COMPARTILHE ESTA NOTÍCIA

Rogério assegura que CPI vai oferecer denúncia contra envolvidos

O senador Rogério Carvalho (PT) assegurou que a Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) deve oferecer à Justiça denúncia contra todos os personagens envolvidos na tentativa de golpe do dia 8 de janeiro deste ano. O ato de barbárie ficou registrado na história do país após vândalos e extremistas de direita invadirem as sedes dos Poderes Executivo, Legislativo e Judiciário, em Brasília, e provocarem uma tentativa de fragilidade à democracia brasileira. Rogério Carvalho será membro da CPI que vai apurar todos os atores envolvidos no ato. De acordo com o parlamentar, a comissão deve ser instalada esta semana. “E a partir daí definir o plano de trabalho e começar a aprovação dos requerimentos e a convocação daqueles que serão investigados”, disse.

Apesar da CPI ainda não ter sido instaurada, o senador petista assegurou que a comissão vai acionar o Poder Judiciário. “A CPI deve oferecer denúncia de todos aqueles que financiaram, aqueles que organizaram politicamente o golpe, estimularam o golpe e que estiveram por trás do golpe. Isso significa dizer que nós vamos ter que investigar Bolsonaro e todo seu entorno, setor empresarial que financiava as fake news”, expôs.

Segundo Rogério Carvalho, muita gente deve ser convocada para comparecer às reuniões da CPI. “Em relação ao golpe, devem ser convocados alguns agentes, alguns militares que estavam ali, do lado de Bolsonaro, e que foram corresponsáveis pela articulação. Tem várias pessoas que podem ser convocadas para esta CPI ou por negligência ou por influência direta no evento, a exemplo dos generais Augusto Heleno (ex-GSI de Bolsonaro), pode ser o Braga Neto (ex-candidato a vice-presidente de Bolsonaro). Tem muito mais gente”, explicou.