31/05/2023 as 11:34

SERVIDO

Identidade: Deputados alertam sobre lentidão para a emissão

Na oportunidade, os parlamentares informaram que já existe, inclusive, uma investigação no que diz respeito à suposta venda de vaga para acessar ao serviço.

COMPARTILHE ESTA NOTÍCIA

Identidade: Deputados alertam sobre lentidão para a emissão

Os deputados estaduais alertaram durante sessão na Assembleia Legislativa de Sergipe sobre a demora de realizar o procedimento de emissão da carteira de trabalho no Instituto de Identificação. Na oportunidade, os parlamentares informaram que já existe, inclusive, uma investigação no que diz respeito à suposta venda de vaga para acessar ao serviço. O tema chegou à Casa com o discurso feito pelo deputado estadual Georgeo Passos (Cidadania). De acordo com parlamentar, o registro vem sendo feito após denúncias de que pessoas não estão conseguindo fazer o RG, “trazendo um prejuízo à população, pois muitos ficam na espera para realizar algum tipo de pendência que necessita da documentação física em mãos”, comentou.

De acordo com Georgeo, é preciso esclarecimento sobre a forma de agendamento para fazer o serviço. “Apresentei um requerimento convidando o diretor do Instituto de Identificação, Jenilson Gomes, para que ele venha a essa Casa e tenha a oportunidade de explicar como está toda a tramitação para a retirada de documentos. Num momento como esse, com tanta tecnologia, as pessoas ainda têm dificuldade. Lamentavelmente, nós não vamos expor o vídeo que está rodando nas redes sociais”, disse, acrescentando que o documento traz cidadania.

Ainda sobre o assunto, o deputado Jeferson Andrade (PSD), presidente da Casa Legislativa, aproveitou logo em seguida o discurso de Georgeo para informar que há um estudo avançado para colocar um ponto de emissão do documento de identidade. “Vai ser aqui na Assembleia, lá no anexo. Para ajudar também nessa demanda”, contou. Já deputado estadual Cristiano Cavalcante (União), líder do governo na Assembleia, afirmou que fez questão de se inteirar do problema da emissão da carteira de identidade. “Entrei em contato com a Secretaria de Segurança Pública, que informou já ter recebido a denúncia sobre uma suposta venda de vagas para agendamento da emissão de carteira em Aracaju. A denúncia foi feita por uma blogueira”, esclareceu. Cristiano Cavalcante apontou ainda que a SSP já adotou as primeiras providências sobre o caso. “Sobre a emissão da carteira de identidade, a secretaria recebeu a informação da demora e dificuldade do processo de solicitação, principalmente na capital e Grande Aracaju. Diante disso, a secretaria determinou ao Instituto de Identificação a contratação de telefonistas. O agendamento continuará pelo ‘Agende Fácil’ e a SSP está concluindo o sistema de tecnologia que irá ampliar e aperfeiçoar o serviço”, expôs.

|Por Mayusane Matsunae