02/06/2023 as 08:35

EDUCAÇÃO

Busca ativa escolar: 13 municípios em situação crítica

Na sessão do colegiado, a conselheira Angélica Guimarães divulgou para os membros o relatório feito sobre a situação atual da busca ativa escolar nos municípios sergipanos.

COMPARTILHE ESTA NOTÍCIA

Em Sergipe, 13 municípios apresentam números em situação crítica no que diz respeito a busca ativa escolar – onde verifica os jovens fora da escola ou em risco de abandonar. É o que revela o relatório da auditoria feita pela Diretoria de Controle Externo de Obras e Serviços (Deceos), do Tribunal de Contas do Estado, conforme apresentou a conselheira Angélica Guimarães na sessão desta quinta-feira, 1º.

Na sessão do colegiado, a conselheira Angélica Guimarães divulgou para os membros o relatório feito sobre a situação atual da busca ativa escolar nos municípios sergipanos. “Sabemos que a busca ativa escolar é uma estratégia utilizada para identificar e alcançar crianças e adolescentes que estão fora da escola ou em risco de abandonar os estudos. Os motivos para não frequentar são variados, incluindo fatores socioeconômicos, cultural, familiar e individuais. E precisam ser detectados!”, explicou.

De acordo com Angélica Guimarães, a estratégia envolve a mobilização de diversos órgãos e instituições. “Assim, percebendo a fundamental importância deste Tribunal em realizar ações que viabilizem o controle à exclusão educacional porquanto a Secretaria Estadual da Educação está sob nossa área de controle e inspeção com escopo de dar um suporte operacional à referida secretaria, solicitei da Deceos o levantamento”, disse. Na apresentação, a conselheira detalhou que os municípios que se encontram em situação crítica quanto a esse aspecto, é preciso desenvolver ações para que garantam o direito de educação para todos. “Especificamente com esse intuito, realizaremos na próxima segunda-feira, 5, às 9 horas, no auditório da Ecojan um painel de referência cujo tema é ‘Fora da Escola não Pode’ com participação de integrantes da Secretaria da Educação, Unicef, procurador-geral do Ministério Público de Contas e representantes dos 13 municípios que apresentaram situação crítica para orientá-los”, afirmou. Para Angélica Guimarães, os gestores irão receber a orientação sobre a necessidade do uso da plataforma Unicef como suporte de gestão. “Estarão presentes também os representantes dos dois municípios que apresentaram melhores índices de busca ativa escolar com o objetivo de compartilhamento das boas práticas”, registrou.

A conselheira Angélica Guimarães destacou que o encontro visa discutir de forma pedagógica e colaborativa os achados do relatório da auditoria. “Para combater a exclusão educacional e promover equidade na Educação identificando as dificuldades e buscando soluções para garantir o desenvolvimento integral das nossas crianças e adolescentes fortalecendo sua cidadania em prol de uma sociedade mais justa e igualitária”, concluiu.