02/10/2023 as 09:56

ENTREVISTA

‘Fábio Mitidieri é homem do diálogo e da conciliação’, Jeferson Andrade

Jeferson considerou como positivo o início do seu trabalho à frente da Alese e explicou porque, citando a aprovação de legislação e o desenvolvimento de projetos da própria assembleia.

COMPARTILHE ESTA NOTÍCIA

Nesta entrevista ao Jornal da Cidade, o presidente da Assembleia Legislativa de Sergipe (ALESE), deputado Jeferson Andrade, falou sobre sua atuação no legislativo estadual. Jeferson considerou como positivo o início do seu trabalho à frente da Alese e explicou porque, citando a aprovação de legislação e o desenvolvimento de projetos da própria assembleia. A pedido do JC, Andrade ainda comentou o cenário político em Sergipe. Confira a seguir.

JORNAL DA CIDADE - Qual o balanço que o senhor faz, até esse momento, da atuação da Assembleia Legislativa?
JEFERSON ANDRADE - É um balanço muito positivo. A Casa está funcionando bem, cumprindo suas obrigações, avançando em modernização administrativa, inovação tecnológica, com foco na transparência, no cumprimento das regras orçamentárias e legais, e dando as respostas legislativas às demandas da sociedade, através da ação direta e das proposituras dos seus 24 deputados e deputadas.

JC - O lema da sua gestão tem sido “cidadania e desenvolvimento”. Como traduzir em ações e fatos reais o cumprimento dessa diretriz?
JA - A promoção da cidadania está, por exemplo, nas ações de acolhimento, encaminhamento e acompanhamento da nossa Procuradoria da Mulher. Muita gente tem sido beneficiada. Também está presente no engajamento da Casa às campanhas de conscientização sobre direitos sociais. Além disso, a Alese tem estreitado a relação com órgãos públicos e entidades da sociedade civil organizada visando garantir respeito e acesso a necessidades básicas dos cidadãos. Quanto ao desenvolvimento, podemos destacar o apoio institucional da Alese ao governo nos projetos de lei e ações governamentais voltadas para o avanço econômico e social do Estado, com foco na geração de renda e emprego para o nosso povo. Os debates em torno dessa temática, as indicações e projetos dos nossos parlamentares contribuem muito para justificar o atual clima de esperança e confiança de todos no desenvolvimento econômico e social do nosso Estado.

JC - Qual a sua impressão política sobre o atual momento da vida pública do nosso Estado?
JA - Estamos muito otimistas e esperançosos, sobretudo com a renovação política na nossa vida pública. Temos no comando do Estado um jovem político, cheio de ideias novas e de energia para trabalhar por um futuro melhor para Sergipe e para todos os sergipanos. O governador Fábio Mitidieri, com o seu projeto de governo renovador e inovador, é a liderança que Sergipe precisava ter para alcançar uma nova era de desenvolvimento socioeconômico sustentável.

JC - Na sua opinião, o Governo Federal tem sido um bom parceiro do Governo de Sergipe?
JA - Acredito que sim. Os fatos falam por isso. Grandes projetos e obras federais já começam a chegar para o nosso Estado, como o canal de Xingó, a nova ponte entre Sergipe e Alagoas, a duplicação da BR-235 e a exploração de petróleo e gás em águas ultra-profundas. Basta dizer que Sergipe é o primeiro Estado do Nordeste e o quarto do país contemplado com mais recursos do novo PAC do presidente Lula, com R$ 136 bilhões. Isso diz bem da visão política e administrativa do governador Fábio Mitidieri, homem do diálogo e da conciliação.

JC - O que a Assembleia Legislativa pode fazer ainda mais para – ouvindo diretamente o povo sergipano – incrementar ainda mais o desenvolvimento econômico e social do nosso Estado?
JA - O nosso planejamento estratégico, que está apenas se iniciando, prevê uma série de ações com desdobramentos na vida do Estado e do cidadão. Queremos ampliar as atividades de promoção da cidadania, os canais para a transparência legislativa, o controle interno, os investimentos em tecnologia e a parceria com os poderes e as instituições no aprimoramento das leis e no apoio ao trabalho digno, melhores serviços de educação e saúde, à preservação do meio ambiente, à cultura, ao turismo e ao fortalecimento da democracia. Nessa luta, a gente conta com o compromisso de todos os nossos colegas parlamentares, eles que têm promovido grandes debates no plenário e nas comissões técnicas sobre temas importantes para o futuro do Estado e também defendido projetos que melhoram a vida das pessoas.

|Por Max Augusto