23/04/2024 as 08:23

INFLUENZA

Baixa cobertura vacinal preocupa Saúde de Aracaju

Secretaria promove ações para aumentar adesão e ampliar imunização contra a influenza

COMPARTILHE ESTA NOTÍCIA

Baixa cobertura vacinal preocupa Saúde de Aracaju

Principal aliada na prevenção de doenças como as síndromes gripais, a vacinação contra o vírus da influenza continua disponível para toda a população aracajuana. Atualmente, o público-alvo da campanha são os grupos prioritários e a adesão ainda continua baixa em toda a capital, com alguns grupos ainda bem distantes da meta. A Prefeitura de Aracaju, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), vem desenvolvendo uma série de ações visando reverter essa baixa procura.

O secretário municipal da Saúde de Aracaju, João Vitor Burgos, destaca que a meta é vacinar 90% da população e, no momento, a cobertura se encontra com pouco mais de 30%. Para se ter uma ideia, no grupo de crianças de seis meses a seis anos de idade, apenas 29,37% foram vacinados. Já as gestantes foram o público com maior adesão até agora, com 33,41%. Esse número cai drasticamente quando se trata das puérperas, público em que apenas 10,84% foram vacinadas. Os idosos, grupo bastante suscetível às síndromes gripais, tiveram uma adesão de 31,58%.

A Prefeitura ressalta a importância da adesão e convida todos que fazem parte dos grupos prioritários a comparecerem aos locais de imunização contra a Influenza. “A gente traz essa questão para a sociedade porque, especificamente para a vacina contra a influenza, a meta do Ministério da Saúde é que a gente atinja 90% da cobertura e, até o momento, estamos em 30,53%. A campanha vai até o dia 31 de maio, temos um período longo pela frente, então pedimos aos pais que tragam as suas crianças, que os idosos venham se vacinar. Estamos enfrentando um período de sazonalidade, que pode trazer algum problema de enfrentamento na parte de internações ou situações análogas. Portanto, vamos nos prevenir, vamos nos vacinar e nos cuidar. Estamos aqui para fazer a saúde chegar a toda a população aracajuana”, disse o secretário João Vitor Burgos.

Estratégias
A baixa adesão de todos os grupos prioritários levou a Secretaria A de Saúde a adotar diversas estratégias para aumentar a cobertura vacinal. Uma delas é a ampliação dos locais de vacinação para atingir mais pessoas. Além da vacina rotineira nas Unidades de Saúde da Família (USF), a ação tem sido realizada também nos três maiores shoppings da cidade, o Jardins, Riomar e o Aracaju Parque Shopping, somente aos sábados, das 13h às 18h.

Ainda dentro das estratégias de ampliação da oferta da imunização contra a Influenza, a Secretaria Municipal da Saúde passou a levar as ações de vacinação junto às escolas. “Isso tem sido um trabalho maravilhoso. Já conseguimos vacinar, de janeiro para cá, mais de cinco mil pessoas que fazem parte da comunidade escolar, ou seja, não só os alunos, mas também os professores e colaboradores que ali desenvolvem as suas atividades. Também levamos a vacinação a diversos órgãos públicos e privados. Nesta semana fizemos uma ação no 28º Batalhão de Caçadores e também no Hospital Primavera. Também já fomos ao Ministério Público. Então esse tem sido um trabalho bem eficaz e que tem trazido bons resultados”, disse o secretário.

No dia 13 de abril, a Campanha de Vacinação contra a Influenza ganhou um reforço, quando a Prefeitura de Aracaju, por meio SMS, realizou o Dia D da vacinação. Ao todo, foram aplicadas 1.977 doses, entre influenza e outras vacinas, em 10 unidades de saúde, bem como também nos shoppings.