15/06/2024 as 07:01

ENTREVISTA

“Defendemos uma frente ampla com PT, PC do B, PV outros partidos”

O presidente estadual do Partido Verde (PV), Reynaldo Nunes, entende que o equilíbrio ecológico de Aracaju se deteriora a cada ano e que, por isso, é urgente termos um Plano Diretor.

COMPARTILHE ESTA NOTÍCIA

“Defendemos uma frente ampla com PT, PC do B, PV outros partidos”

Reynaldo Nunes | Presidente estadual do Partido Verde em SE

O presidente estadual do Partido Verde (PV), Reynaldo Nunes, entende que o equilíbrio ecológico de Aracaju se deteriora a cada ano e que, por isso, é urgente termos um Plano Diretor. Para melhorar as condições de vida na capital sergipana, Nunes defende aumentar o índice de arborização da cidade, proteger o que resta dos nossos rios e manguezais e solucionar problemas ambientais gravíssimos que afetam a população de Aracaju. Questionado pelo Jornal da Cidade sobre a participação do PV nas eleições municipais deste ano de 2024 em Aracaju, Reynaldo Nunes diz que a sua agremiação não terá candidatura própria à Prefeitura e vai atuar no sentido de viabilizar uma frente ampla com os federados PT e PCdoB, além de dialogar com o PSOL, a REDE, o Solidariedade, o PDT e outros partidos que estejam dispostos a discutir um novo projeto.
A seguir, os principais trechos da entrevista.

Por Eugênio Nascimento

JORNAL DA CIDADE - O PV pensa a possibilidade de ter candidatura própria à Prefeitura de Aracaju?
REINALDO NUNES - O PV em Aracaju não apresentou nem apresentará nenhum nome para concorrer à Prefeitura de Aracaju. Defendemos a formação de uma frente ampla, com condições de chegar ao segundo turno e ganhar a eleição, garantindo e ampliando os avanços democráticos, e contribuindo para um desenvolvimento sustentável de Aracaju.

JC - O PV estará com o PT na disputa eleitoral de 2024? Por quê?
RN - Estamos na Federação Brasil da Esperança, junto com o PT e o PCdoB, da qual sou o único membro de Sergipe que compõe a Executiva Nacional. Estamos em discussão sobre a majoritária, e a partir da Convenção Municipal teremos uma única chapa majoritária e uma chapa proporcional com a meta de eleger 4 vereadores.

JC - Como o PV avalia a possibilidade de formação de uma frente de esquerda em Aracaju? Caberia quais outros partidos?
RN - Defendemos uma frente ampla com partidos do campo democrático que queiram construir, junto aos partidos da federação um projeto para Aracaju que priorize uma melhor qualidade de vida da população.

JC - Caberiam quais outros partidos nessa frente?
RN - Defendo conversar com o PSOL, a REDE, o Solidariedade, o PDT e outros partidos que estejam dispostos a discutir um novo projeto para Aracaju e que estejam alinhados com o presidente Lula em 2024 e em 2026.

JC - Aracaju é uma cidade ecologicamente equilibrada? Porquê?
RN - O equilíbrio ecológico de Aracaju se deteriora a cada ano. É urgente termos um Plano Diretor e ações efetivas do poder municipal, com o apoio dos governos estadual e federal, para implantar medidas sustentáveis que melhorem a qualidade de vida da população.

JC - O que fazer na PMA por um melhor ambiente natural em Aracaju?
RN - Aumentar o índice de arborização da cidade, proteger o que resta dos nossos rios e manguezais, além de solucionar problemas ambientais gravíssimos que afetam a população de Aracaju. Hoje, em todo planeta, a questão das mudanças climáticas é uma realidade, e desastres ambientais, como o que está ocorrendo no Rio Grande do Sul podem ser evitados, propomos a criação de uma secretaria de mudanças climáticas que faça a articulação junto as outras secretarias da prefeitura, junto aos órgãos estaduais e federais, ouvindo sempre a sociedade civil para encontrar soluções para esses problemas.

JC - O que fazer para melhorar as condições de vida do povo de Aracaju?
RN - Aracaju é uma cidade com condição de erradicar a miséria das ruas e priorizar sempre os serviços de educação e saúde, além de melhorar as condições de trabalho e remuneração dos servidores públicos para que possam prestar um serviço de excelência.

JC - Transporte, saúde e educação estão bem em Aracaju?
RN - O transporte público tem muito a melhorar. Só conseguiremos diminuir o número de carros nas ruas de Aracaju, que é uma capital com maior índice de carros por habitantes, se tivermos um transporte público de qualidade. Na saúde, temos que aumentar a quantidade e qualidade dos serviços oferecidos à população. Na educação, não basta ter altos investimentos em tecnologia, temos que melhorar as condições de trabalho dos professores e dos alunos.