17/09/2024 as 14:18

ELEIÇÕES 2024

Candidatos apresentam propostas para Educação em Aracaju

Saiba quais são as principais propostas apresentadas pelos candidatos para a educação em Aracaju.

COMPARTILHE ESTA NOTÍCIA

Candidatos apresentam propostas para Educação em Aracaju

Com as eleições de 2024 se aproximando — 6 de outubro —, a equipe do Jornal da Cidade fez uma análise detalhada das propostas para a educação apresentadas pelos sete candidatos à Prefeitura de Aracaju. Nesta matéria, destacaremos os principais pontos de cada candidatura.

Importante pontuar que o candidato Felipe Vilanova está inelegível para disputar o cargo de prefeito devido a decisão da Justiça Eleitoral divulgada nesta segunda-feira, portanto, o candidato está fora da corrida pela Prefeitura.

Candisse Carvalho (PT): A candidata informou em seu plano de governo um início de gestão focado em zerar a fila de espera para vagas na educação municipal nos primeiros 180 dias. Seu plano inclui a valorização da formação continuada dos profissionais da educação, com programas que abordem temas como antirracismo e combate à homofobia. Além disso, Candisse planeja melhorar o transporte e a alimentação escolar, especialmente para famílias em situação de insegurança alimentar. Ela também propõe a modernização da gestão educacional, a incorporação de novas tecnologias e a inclusão de conteúdos sobre direitos humanos no currículo. Outra ação proposta por Candisse é a criação do “Pé-de-Meia” municipal, que oferecerá incentivo financeiro a estudantes da rede pública municipal de Aracaju. 

Delegada Daniele (MDB): Nas propostas apresentadas em eixos temáticos por Daniele, a delegada enfatiza a valorização dos profissionais da educação e a ampliação da educação integral. Ela pretende promover a educação inclusiva de forma plena e eficaz e promete zerar a fila de espera para creches.

Emília Correa (PL): Em seu plano, Emília apresenta que pretende zerar a fila de espera para creches e investir na estrutura das creches existentes. Ela propõe a valorização dos profissionais da educação com aumentos salariais e melhores condições de trabalho, além de formação focada em inclusão. Emília sugere a implementação de um Programa de Educação Integral e Sustentável e programas de apoio para estudantes com necessidades especiais..

Luiz Roberto (PDT): O candidato propõe a ampliação do ensino em tempo integral com a construção de novas unidades EMEI e EMEF e a nomeação de 425 professores. Seu plano inclui a criação do Bolsa EJA para incentivar a conclusão do ensino fundamental por jovens e adultos e a implementação do CREIA, um centro especializado para alunos com deficiência e altas habilidades. Luiz Roberto também aponta no plano de governo que pretende climatizar 100% das salas de aula, incluir novas disciplinas em escolas de tempo integral e garantir merenda escolar durante as férias.

Niully Campos (PSOL): Niully também dividiu o plano em eixos temáticos. Na educação, a candidata deseja estimular campanhas educativas sobre sustentabilidade e regulamentar a educação patrimonial. Ela também defende a inclusão de Educação Sexual nas escolas e propõe a ampliação de vagas em escolas e creches, a melhoria das estruturas escolares e a garantia de um currículo adaptado para todas as deficiências. Niully também sugere a contratação de mais profissionais de apoio e a revitalização das bibliotecas públicas municipais.

Yandra Moura (UNIÃO BRASIL): Yandra aponta no seu plano de governo que planeja integrar a política educacional com as políticas de saúde e assistência social e garantir a matrícula de todas as crianças de 4 e 5 anos na Pré-Escola. Ela também quer ampliar a educação integral e promover atividades extracurriculares. Yandra propõe o Bolsa Permanência Aracaju, que oferecerá auxílio financeiro a estudantes em vulnerabilidade socioeconômica, além do Projeto Merenda Legal, para garantir a continuidade da merenda escolar durante as férias.

Zé Paulo (NOVO): O candidato pontua o enfrentamento da evasão escolar através de programas de incentivo à participação familiar e à ampliação do ensino integral. Ele propõe a construção de quadras poliesportivas, a climatização das salas de aula, e a reforma do processo de escolha de dirigentes escolares para valorizar o mérito. Zé Paulo também sugere a implementação da bolsa-atleta e a criação de uma escola cívico-militar.