30/09/2024 as 08:23

CRIATYIVIDADE NAS URNAS

Em Aracaju, candidatos a vereador adotam nomes criativos nas urnas

480 pessoas disputarão o cargo de vereador; muitos optaram por nomes inusitados

COMPARTILHE ESTA NOTÍCIA

Fernanda Spínola
ESTAGIÁRIA DA EQUIPE JC*

As eleições de 2024 prometem ser marcadas pela criatividade dos candidatos em Aracaju. Segundo os dados no sistema de registro de candidatura do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), mais de 480 pessoas disputarão o cargo de vereador na capital, e muitos optaram por nomes inusitados para se destacar e chamar a atenção dos eleitores. De acordo com o TSE, para registrar candidatura, o candidato deve escolher um nome que contenha no máximo 30 caracteres e não podem ser considerados ridículos ou irreverentes.

As regras para o pleito permitem o uso de prenomes, sobrenomes, apelidos ou nomes pelos quais os candidatos são mais conhecidos – desde que respeitem o pudor. Com relação a este item, o respeito ao pudor, o candidato deve ficar atento a essa suposta “estratégia de marketing” para tentar fisgar o voto do eleitor. Afinal, o Ministério Público Eleitoral é atento a qualquer tentativa irônica ou afrontosa à Justiça Eleitoral.

Conforme levantamento do JORNAL DA CIDADE, muitos candidatos apostam em nomes engraçados, excêntricos, que fazem alusão à profissão, que usam características físicas a seu favor, apelidos de infância, que apelam à liderança popular, nomes artísticos, os que aproveitam a fama de mandatos de políticos, que se autodenominam como desenhos animados, e assim por diante, com o objetivo de conquistar o voto.

Na lista do portal do TRE, o JC selecionou alguns nomes criativos de candidatos que disputarão a Câmara de Aracaju: Alexandre Chefinho (Mobiliza), Antônio Cinda Fiscal do Povo (Novo), Apóstolo Jorge (Avante), Ari da Feira do Turista (PT), Arlindo Lindo (PDT), Ary do São Carlos (Mobiliza), Baiano do São Carlos (Republicanos), Batatinha (PL), Bebeto Boladão (PL), Benária de Bocão (PP), Bene das Piadas (DC), Betão do Povo (MDB), Big Gil (Agir), Bolsonaro Sergipano (Avante), Borracheiro do Santa Maria (PP), Brinquinho dos Animais (SD), Capa do Mosqueiro (PSB), Carlão do Povo (PSB), Carla Rojão (PSD), Chapolin (Mobiliza), Chapolinha (União), Charles da Lanhouse (Novo), Chaves (União), Edson Xaropinho (Pode), Elton Topete (Solidariedade), Ester Mulher Maravilha (PP), Flor de Jesus (Mobiliza), Galega da Malvina (Mobiliza), Gordo do Gesso (PDT), Gugu dos Amigos (Mobiliza), Lenaldo Vieira Boi Doidão (DC), Negona Filé (Pode), Priquito do Sol Nascente (MDB), Prof Figueiroa Veio Do Aviao (Agir), Sereia do Grau (Avante) e Vivi Docinho (PRD).

*Texto supervisionado pela jornalista Mayusane Matsunae.