03/12/2024 as 08:19

NOVA COMPOSIÇÃO

Membros do MP de Sergipe elegem a nova composição do Conselho Superior

O pleito, de voto secreto, obrigatório e plurinominal, foi realizado das 8h às 12h, na sala do Colégio de Procuradores de Justiça na sede do MPSE.

COMPARTILHE ESTA NOTÍCIA

Os integrantes do quadro ativo do Ministério Público de Sergipe participaram, na última segunda-feira, dia 2, do processo eleitoral para a composição do Conselho Superior para o biênio 2025/2027. Foram eleitos os procuradores de Justiça Carlos Augusto Alcantara Machado, com 110 votos; Deijaniro Jonas Filho, com 109 votos; e Ernesto Anízio Azevedo Melo, com 97 votos.

O pleito, de voto secreto, obrigatório e plurinominal, foi realizado das 8h às 12h, na sala do Colégio de Procuradores de Justiça na sede do MPSE. Além dos três eleitos, compõem o Conselho Superior o procurador-geral de Justiça, o corregedor-geral e o secretário-geral. A posse dos novos Conselheiros será no dia 3 de fevereiro de 2025, de acordo com os termos da legislação em vigor. Atribuições do Conselho Superior O Conselho Superior do Ministério Público é um órgão deliberativo incumbido de fiscalizar e superintender a atuação do Ministério Público, bem como de velar pelos seus princípios institucionais.

O artigo 10º do Regimento Interno do Conselho Superior prevê atribuições, entre elas estão: indicar os Procuradores de Justiça que integrarão a Comissão de Concursos de Provas; acompanhar sindicâncias e processos administrativos; propor correições; realizar visitas de inspeção; acompanhar procedimentos extrajudiciais; propor medidas convenientes ao aprimoramento dos serviços; deferir os processos de promoção e remoção do Membros Ministeriais Sergipanos; dentre outras.