22/01/2025 as 14:05
EM ARACAJUAlém da infraestrutura, a secretária explicou que há uma carência de recursos humanos
COMPARTILHE ESTA NOTÍCIA
Em entrevista à uma emissora de TV nesta quarta-feira, 22, a secretária municipal da Família e da Assistência Social de Aracaju, Simone Valadares, destacou os grandes desafios enfrentados pela gestão.
Questionada sobre a situação dos equipamentos da Secretaria, Simone relatou que tem realizado visitas técnicas diárias para avaliar as condições das unidades. “Estamos conhecendo de perto a realidade dos nossos equipamentos. São mais de 40 unidades da Semfas, como CRAS, CREAS, abrigos e o Centro Pop. Infelizmente, o que encontramos é um cenário preocupante, especialmente nos CRAS, que são a porta de entrada para o atendimento às famílias”, afirmou.
Além da infraestrutura, a secretária explicou que há uma carência de recursos humanos e a necessidade de valorizar os servidores. “Não é só a estrutura física que preocupa. Temos uma defasagem no quadro de servidores e, além disso, precisamos cuidar de quem cuida. Os profissionais enfrentaram muito desgaste ao longo dos anos e precisam de valorização, capacitação e apoio. Isso faz parte do nosso planejamento”, disse.
Outros temas abordados na entrevista incluíram a assistência às crianças e às pessoas em situação de rua, a previsão de um concurso público para reforçar o quadro da secretaria e o fortalecimento dos conselhos municipais.
“Já visitamos a Casa dos Conselhos, onde funcionam sete conselhos municipais. Estamos iniciando um processo de reestruturação, tanto dos conselhos de direito quanto dos conselhos tutelares, que precisam de melhorias na infraestrutura para exercerem suas funções de maneira mais eficaz”, finalizou.
Com informações da PMA