09/09/2025 as 09:41

CPIs INSTALADAS

“Sergipe me conhece, não tenho nada a temer”, afirma Edvaldo

O ex-prefeito de Aracaju, Edvaldo Nogueira, comentou no último domingo, dia 7, sobre a CPI do Natal Iluminado e a CPI da SMTT, durante entrevista à rádio 99,7.

COMPARTILHE ESTA NOTÍCIA

O ex-prefeito de Aracaju, Edvaldo Nogueira, comentou no último domingo, dia 7, sobre a CPI do Natal Iluminado e a CPI da SMTT, durante entrevista à rádio 99,7. Ele pontuou que não teme as investigações e criticou a atual gestão municipal. “Estou esperando o desenvolvimento das CPIs. Sergipe me conhece, Aracaju me conhece, eu não tenho nada a temer. Tenho consciência do que nós fizemos. E nós iremos enfrentar porque não tem nada. Na minha opinião, elas estão sendo feitas em um momento eleitoral, momento pré-campanha”, declarou.

O futuro candidato ao Senado destacou que todos os documentos solicitados já foram enviados e aproveitou o momento para criticar a administração atual. “A cidade está suja, mal cuidada, com buracos, obras paralisadas e problemas relativos à compra dos ônibus elétricos. Tudo isso querem fazer uma cortina de fumaça. Ao invés de trabalharem e se preocuparem com a cidade, ficam buscando problemas na gestão anterior”, afirmou.

O ex-prefeito ainda disse que a atual administração deveria focar em auditorias de contratos e obras paralisadas: “Na minha opinião, essa tentativa da controladoria é de desviar a atenção para uma gestão que não tem correspondido ao interesse da população. Todas as obras que estão inaugurando foram feitas na minha gestão”. A prefeita Emília Corrêa respondeu à provocação ressaltando que sua administração trabalha pela probidade administrativa. “Se eu não entregasse as obras seria improbidade administrativa. Seria desrespeito com os aracajuanos e aracajuanas”, disse.

Ela ainda comentou sobre a gestão anterior: “Ele não conseguiu concluir pela incompetência, provavelmente”. CPIs em andamento A comissão vai investigar possíveis irregularidades no uso da Contribuição para o Custeio do Serviço de Iluminação Pública (COSIP) no projeto Natal Iluminado 2024, cujo contrato soma R$ 10.028.782,58, três vezes maior que o gasto do ano anterior.

Na primeira reunião, no dia 19 de agosto, foram aprovados quatro requerimentos de documentos e informações, todos de autoria do vereador Breno Garibalde. Entre os requerimentos aprovados está a solicitação de cópias do contrato, notas fiscais, relatórios de fiscalização e cronogramas financeiros. Também foram requisitados nomes de servidores públicos envolvidos no processo, além de pareceres técnicos e jurídicos emitidos pela Controladoria-Geral do Município.

Já a CPI da SMTT vai investigar a aplicação de R$ 135.216.467,35 arrecadados com multas de trânsito entre 2017 e 2024. Na segunda reunião, realizada no dia 25 de agosto, a comissão aprovou três requerimentos:
•Requerimento nº 7, do vereador Sávio Neto de Vardo, solicita cópias das atas das reuniões realizadas entre 2017 e 2024 para apurar deliberações sobre a aplicação dos recursos de multas.
•Requerimento nº 8, do vereador Sargento Byron, pede ao Departamento Estadual de Trânsito de Sergipe informações sobre os valores arrecadados com multas de trânsito nesse período, referentes ao município de Aracaju.
•Requerimento nº 9, também de Sargento Byron, questiona se a SMTT participa da rede de cooperação do Sistema Nacional de Trânsito, conforme o artigo 320-A do Código de Trânsito Brasileiro, e, em caso positivo, solicita detalhamento sobre valores recebidos e repassados entre 2017 e 2024. A CPI da SMTT foi criada a partir de requerimento do vereador Isac Silveira. De acordo com o vereador, apesar de o valor estar registrado no Portal da Transparência da SMTT, não há prestação de contas clara sobre sua destinação. Além dele, pelo menos outros dez vereadores assinaram o pedido.