18/09/2025 as 17:59
NA ALESEDeputado pontuou que os principais problemas apontados no levantamento foram a ausência de informações claras
COMPARTILHE ESTA NOTÍCIA
O deputado Georgeo Passos (Cidadania) usou a Tribuna nesta quinta-feira (18), para apresentar dados de um estudo da Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo (USP), que colocou Sergipe em último lugar no Ranking de Transparência dos Governos Estaduais. “Se virássemos a tabela de cabeça para baixo, Sergipe estaria em primeiro. Mas, na posição correta, estamos em último. O Estado cumpriu apenas 66% dos requisitos avaliados, quando em 2022 havia alcançado 81,8%”, criticou o parlamentar.
Georgeo pontuou que os principais problemas apontados no levantamento foram a ausência de informações claras sobre gastos em áreas como saúde, educação e previdência. “Transparência não é o forte desse Governo. Se até deputados têm dificuldade para obter respostas de secretarias, imagine o cidadão comum. Enquanto estados como Paraná, Santa Catarina, Ceará e Bahia alcançaram mais de 90% de cumprimento, Sergipe ficou com apenas 66,2%”, finalizou.
O deputado Adailton Martins (PSD) rebateu críticas feitas sobre o desempenho de Sergipe no Ranking de Transparência divulgado recentemente. Para ele, o estudo não reflete a realidade do trabalho que vem sendo desenvolvido pelo Governo Estadual. “Esse ranking da transparência parece aqueles institutos de pesquisa que colocam alguém em primeiro lugar de acordo com a encomenda. O fato é que Sergipe perdeu para Bahia e para outros estados, mas isso não significa que não esteja havendo investimentos em transparência”, argumentou.