08/10/2025 as 11:42
NA CÂMARA DE ARACAJUO debate foi motivado por uma publicação nas redes sociais que atribuía ao vereador Sargento Byron — Estrelas do Mar (MDB) a autoria do projeto, o que ele negou durante seu pronunciamento.
COMPARTILHE ESTA NOTÍCIA
Por Fernanda Spínola
Os vereadores da Câmara Municipal de Aracaju discutiram, nessa terça-feira, 7, a polêmica sobre a construção de uma nova Unidade Básica de Saúde (UBS) em uma praça do bairro Atalaia. O debate foi motivado por uma publicação nas redes sociais que atribuía ao vereador Sargento Byron — Estrelas do Mar (MDB) a autoria do projeto, o que ele negou durante seu pronunciamento.
B y r o n e x p l i c o u q u e os vereadores não têm competência para determinar a execução de obras, apenas para fiscalizar e propor requerimentos. “Alguns moradores desinformados atribuíram a mim a construção da UBS na praça. Eu não fujo do debate e do diálogo, mas não cabe a nós definir onde será instalada”, afirmou. O parlamentar destacou ainda a importância de ampliar o atendimento à população local: “A comunidade da Atalaia merece uma UBS. Caso não seja nesse local, que seja indicado outro.” A vereadora Sonia Meire (PSOL) também se manifestou, lembrando que acompanha há anos o movimento de moradores pela preservação da praça. “Sempre pedimos respeito às árvores e defendemos que a área tivesse um projeto de praça não cimentada, especialmente diante da crise climática. Mas é fato que a decisão sobre o local da UBS cabe à Prefeitura”, afirmou.
Segundo Sônia , a Secretaria Municipal da Saúde apresentou um projeto que prevê a construção da unidade em uma área de 2.000 m², preservando parte das árvores e incluindo um plantio de espécies medicinais. “Esse projeto precisa ser amplamente discutido com os moradores, e o nosso papel é cobrar que isso aconteça”, completou. O vereador Joaquim da Janelinha (Solidariedade) t a m b é m p a r t i c i p o u d a discussão e lembrou que, segundo a secretária municipal da Saúde, Débora Leite, a atual UBS da Atalaia é a que se encontra em piores condições na capital. Já o vereador Fábio Meireles (PDT) reforçou q u e a s a ú d e d e v e s e r tratada como prioridade e declarou concordar com o posicionamento do vereador Sargento Byron.