11/08/2026 as 11:42
REUNIÃOO parlamentar também perguntou sobre a concessão nos últimos anos.
COMPARTILHE ESTA NOTÍCIA
Nesta segunda, 10, aconteceu mais uma reunião extraordinária da CPI das Concessões dos Espaços Públicos na Câmara Municipal de Aracaju (CMA), onde o vereador e líder da oposição, Elber Batalha (PSB), cobrou respostas da Emsurb. Na ocasião, o relator pediu novamente as documentações que ainda estão pendentes.
Elber já havia solicitado oficialmente as informações da atual e da antiga gestão do órgão, através de um requerimento. Segundo o parlamentar, a Emsurb ultrapassou o prazo legal para encaminhar. “Nós verificamos que demorou mais do que o prazo legal, que era de quinze dias pra mandar os documentos. Esse prazo venceu no dia 24 de julho, eles só enviaram dia 4 de agosto”, contou a imprensa.
Ele reforçou ainda que na análise feita pela equipe técnica da CPI foram identificados diversos questionamentos sem resposta. “Várias respostas não vieram, a exemplo da inadimplência. Quantos desses quiosques foram tomados por inadimplência e quais os critérios que estão sendo utilizados para escolher os permissionários desses novos pontos?”, questionou.
O parlamentar também perguntou sobre a concessão nos últimos anos. “Queremos saber pra onde foi tanta permissão e quem são esses felizardos contemplados com isso, já que o interesse da população. Isso deveria ser uma concorrência pública e que pessoas interessadas de qualquer vertente pudessem concorrer amplamente e ter nesses espaços a forma de sustentar a si, a sua família, um local de trabalho efetivo”, explicou, afirmando que foram identificadas cerca de 300 novas permissões até o momento.
No fim, Elber informou que a CPI deve aprovar um novo requerimento com o prazo de três dias para que as informações pendentes sejam encaminhadas. “Podemos ingressar com mandado de segurança ou inclusive pedir apoio policial para que, junto com a equipe da Câmara, vá lá buscar esses documentos, que são documentos públicos e que precisam ser investigados”.