22/06/2018 as 14:04

Saúde

Vacinação de bebês está abaixo dos 95% exigidos

Com baixa cobertura, doenças da infância retornam, como o sarampo.

COMPARTILHE ESTA NOTÍCIA

Vacinação de bebês está abaixo dos 95% exigidosFoto: Divulgação

A cobertura nacional de vacinação de bebês e crianças teve queda no último ano no Brasil, e em Sergipe não foi diferente. O índice estabelecido pelo Ministério da Saúde é de cobertura vacinal de 95% ou mais, porém o resultado foi abaixo do esperado em todo o país e registra a maior queda dos últimos 16 anos. A preocupação se dá pela possibilidade de retorno de uma série de doenças erradicadas, como poliomielite, tuberculose, rotavírus, caxumba, rubéola, catapora e meningite.

 

De acordo com a gerente estadual do Programa de Imunização da Secretaria de Estado da Saúde (SES), Sândala Teles, para ter uma população imunizada é preciso manter a cobertura de 95% de vacinação. “Como se trata de bebês e crianças, os pais têm a responsabilidade de levar até o
posto de saúde. Então estamos interrogando tudo. O que está acontecendo que as mães não estão levando os filhos para vacinar?”, questiona a gerente.

 

Segundo Sândala, o efeito é imediato. Cai a cobertura e as doenças da infância retornam. “Está entrando sarampo vindo da Venezuela. Se encontra crianças sem vacina, claro que a doença vai retornar. As crianças estão adoecendo”, disse.

 

A queda se deu de maneira geral em todos os tipos de vacinas em bebês e crianças, inclusive a tríplice. Os índices de cobertura estão entre 70,7% e 83,9%, sendo a BCG uma exceção, pela oferta nas maternidades, com 91,4%. Os dados são do Programa Nacional de Imunizações, que avalia ter
70% de cobertura significa ter 30% suscetíveis, com a chance grande de as doenças voltarem.

 

Segundo a Secretaria Municipal da Saúde, em Aracaju foram registrados 17 casos confirmados de meningite.

 

Por Lais de Melo / Equipe JC