02/07/2018 as 09:00

Revista da Cidade

Mitos e verdades da higiene diária do bebê

Especialista esclarece as principais dúvidas no momento da troca de fraldas.


Mitos e verdades da higiene diária do bebêFoto: Divulgação

Muitas mães, pais e cuidadores possuem diversos questionamentos na hora da higiene diária do bebê, principalmente, no que diz respeito à troca de fraldas. Em comum, todos possuem um grande temor relacionado a esse momento: o aparecimento de assaduras. Segundo a Dra. Sabrina Battistella, pediatra da Johnson & Johnson, a maior parte dos pequenos vai passar por essa situação pelo menos uma vez na vida. “Esse processo inflamatório acontece por vários fatores associados, como: o uso da fralda, que, apesar de apresentar um grande avanço tecnológico ao longo dos anos, abafa a região e causa fricção, e principalmente o contato prolongado dos resíduos de urina e fezes com a pele imatura do bebê”, enfatiza.
Um grande aliado das trocas e da família moderna são as toalhinhas umedecidas. Com o objetivo de proteger a pele dos bebês, que ainda está em fase de desenvolvimento nos primeiros anos de vida, e, por isso, precisa de cuidados ainda mais especiais, a Dra. Sabrina esclarece as seis principais dúvidas que permeiam esse momento:

 

É mais seguro limpar o bebê com água e algodão ou com toalhinhas umedecidas?


Os resíduos das fezes são lipossolúveis, ou seja, não são solúveis em água. Por isso, só conseguimos garantir uma higiene efetiva quando utilizamos um agente de limpeza, seja por meio de água com sabonete líquido ou com as toalhinhas umedecidas, que contêm em sua fórmula um agente de limpeza suave, garantindo a higienização correta, sem agredir a pele do bebê.

 

Toalhinhas umedecidas: vilã ou aliada das assaduras?


Por serem efetivas na limpeza, as toalhinhas umedecidas diminuem as chances de assadura. O produto é eficiente tanto para sujidades solúveis quanto não solúveis em água, como resíduos de fezes. A água sozinha não elimina toda a sujeira, sendo necessário um agente de limpeza para eliminar resíduos do tecido cutâneo.

 

Os recém-nascidos podem usar toalhinhas umedecidas?


Podem. Algumas, inclusive, são desenvolvidas para serem utilizadas desde o primeiro dia de vida do bebê, pois possuem ingredientes suaves e formulação que atende aos mais altos padrões de segurança mundiais. É importante escolher produtos hipoalergênicos, com fragrâncias suaves, e que não possuam corantes e álcool etílico na composição.

 

Posso usar em outros locais do corpo? E no rosto?


Sim, é possível utilizar as toalhas umedecidas em outras partes do corpo com eficácia e segurança.


Quantas vezes por dia posso usar toalhas umedecidas?


O uso deve ser feito sempre que for necessário trocar a fralda do bebê.

 

Como limpar a pele do bebê antes da troca de fralda?


A limpeza dever ser feita de maneira efetiva em toda área que estiver coberta pela fralda. Nas meninas, a limpeza da região íntima deve ser feita de frente para trás, evitando que os restos de fezes entrem em contato com a vagina, prevenindo, assim, possíveis infecções na área íntima.