17/07/2018 as 09:13

Julho Amarelo

Campanha alerta para as hepatites virais em Sergipe

Julho Amarelo visa conscientizar sobre a prevenção e diagnóstico.

COMPARTILHE ESTA NOTÍCIA

Campanha alerta para as hepatites virais em SergipeFoto: Jadilson Simões/Equipe JC

O mês de julho é marcado como o mês de combate às Hepatites Virais. O Julho Amarelo, como é denominado, visa conscientizar sobre a importância da prevenção, do diagnóstico e do tratamento das Hepatites Virais. As hepatites são doenças provocadas por diferentes vírus que apresentam características epidemiológicas, clínicas e laboratoriais distintas. Diante dessa dificuldade, o médico hepatologista Alex Vianey alerta que saber se uma pessoa tem a doença é o maior desafio, por isso a recomendação de realização dos testes para as hepatites com o objetivo de fazer o diagnóstico o mais precocemente.


“Dia 28 de Julho é o dia de combate as Hepatites virais. Existe vários tipos da doença, da A até mesmo a G; sendo as mais graves a B e C, a hepatite A é aquela que acomete a criança pela contaminação com fezes, frutos do mar cru, etc. e que tem cura. Já as B e C, são causadas por vírus e transmitidas através do sangue, seja por relação sexual sem preservativo; com uso de seringas contaminadas; transfusões de sangue no passado feitas sem material esterilizado; tatuagens feitas com material contaminado, etc.”.


Vianey explica que para prevenir a hepatite B existe a vacina. E para trata-la, medicamentos. Já para a hepatite C não existe vacina, mas existe remédio. “Para quem já tem hepatite C, já existe o tratamento com cura, em 98% dos casos. Infelizmente, a falta do conhecimento da existência da doença é o grande desafio, por isso a recomendação é que todas as pessoas a partir dos 40 anos de idade façam o teste gratuitamente em qualquer posto de saúde e, no caso positivo, façam o tratamento que está disponível na rede pública de saúde. Com uma gota de sangue o diagnóstico é feito em 20 minutos e é gratuito”, orienta.


O maior problema de tratamento da doença atualmente é a falta de diagnóstico. Segundo o Ministério da Saúde, no Nordeste, a incidência é de 0,56% na população. “Nosso maior problema é a falta de diagnóstico. Temos gente especializada, remédio, exames, tudo, só não temos o paciente. Mas não é que não temos o paciente, é porque ele não sabe que está com a doença e está contaminando todo mundo. A hepatite C mata mais que o HIV e o mesmo exame que detecta o HIV é o mesmo que detetecta a hepatite”, reforça o hepatologista Alex Vianey.

Hepatite C
Hepatite C é a inflamação do fígado causada pela infecção pelo vírus da hepatite C (VHC ou HCV), transmitido através do contato com sangue contaminado. Essa inflamação ocorre na maioria das pessoas que adquire o vírus e, dependendo da intensidade e tempo de duração, pode levar a cirrose e câncer do fígado.


Pelo grau de gravidade, a hepatite C merece uma atenção especial. Ao contrário dos demais vírus que causam hepatite, o vírus da hepatite C não gera uma resposta imunológica adequada no organismo, o que faz com que a infecção aguda seja menos sintomática, mas também com que a maioria das pessoas que se infectam se tornem portadores de hepatite crônica, com suas consequências a longo prazo.

Programação
Julho Amarelo
Do dia 24 ao dia 27 de Julho o Hospital Universitário estará com uma programação voltara para o Julho Amarelo: a II semana de conscientização sobre as hepatites virais do Hospital Universitário de Sergipe e V Seminário Estadual Sobre As Hepatites Virais.
24/07 (terça) – 8h às 12h Local: Auditório da Didática 1
Público-alvo: Profissionais de saúde, residentes e estudantes
08:00 – Composição da mesa.
08:30 – Palestra de abertura (Dr. Alex Vianey). 08:45 – Breve histórico das hepatites virais e perfil epidemiológico no Brasil e no Estado de Sergipe (Infectologista Dra. Márcia Lima).
09:05 – Hepatites virais no contexto ambulatorial (Enfa. Rita de Cássia).
09:20 – Aspectos clínicos e diagnóstico da Hepatite B (Dra. Kellyane Carvalho).
09:40 – Aspectos clínicos e diagnóstico da Hepatite C (Dra Tereza Virgínia).
10:00 – Espaço para perguntas 10:20 – Coffee break
10:40 – Tratamento atual da Hepatite B: Novo PCDT/MS (Dr. Frederico Santana).
11:00 – Tratamento atual da Hepatite C: Novo PCDT/MS (Dr. Maurício Pacheco).
11:20 – Acompanhamento farmacêutico no tratamento da hepatite C (Farmacêutica Dra. Grace Dória).

REALIZAÇÃO DE TESTES RÁPIDOS
25 e 26/07 (quarta e quinta) – 8h às 11h e 13h às 17 h
Local: ambulatório da biomédica Público-alvo: Aberto ao público
Palestra na recepção da Biomédica sobre Hepatites Virais
Realização de testagem rápida para
Hepatites B e C , sífilis e HIV
27/07 (sexta) – 8h às 12h e 14h às 18h Local: Auditório da Unit
Público-alvo: Profissionais de saúde das Unidades Básicas de Saúde.
Inscrições via Secretaria do Estado da Saúde.

Grecy Andrade/Equipe JC