19/07/2018 as 15:12

Saúde

Huse registra redução de pacientes vítimas de acidentes motociclísticos

Dados são referentes ao primeiro semestre deste ano.

COMPARTILHE ESTA NOTÍCIA

Segundo dados estatísticos do Sistema Integrado de Informatização de Ambiente Hospitalar (Hospub), no primeiro semestre deste ano (janeiro a junho) o Hospital de Urgência de Sergipe (Huse) registrou pouco mais de 2.500 atendimentos envolvendo vítimas de acidente motociclístico. Deste total, 698 ficaram internados para reavaliação e possíveis procedimentos cirúrgicos e três foram a óbito. Mas, o fato que chama atenção é quanto a redução desse número se comparado ao mesmo período do ano passado (2017) que totalizou 3.103 vítimas e desses, 827 ficaram internados e três não resistiram à gravidade do trauma e foram a óbito.


Segundo a Secretaria de Estado da Saúde, ações intersetorias do Governo do Estado para educação no trânsito, fiscalização, blitz da lei seca e o início da obrigatoriedade do emplacamento das motonetas contribuíram para essa redução. De acordo com o panorama das vítimas que recebem atendimento na Área Verde Trauma do Huse, a maioria delas são com fraturas dos membros superiores e inferiores, de ossos como fêmur, tíbia e rádio, além de trauma na região do tórax.

Em cerca de 30% desses casos as sequelas são definitivas, como paraplegias, tetraplegias, deformidades ósseas e amputações. Nos outros 70%, as vítimas sofrem sequelas parciais, como restrições de movimentos e dores. A gerente da Área Verde Trauma do Huse, Débora Feitosa, destaca que as pessoas estão se conscientizando mais e procurando cumprir as determinações no trânsito.


“Todo mundo sabe que bebida e direção não combinam, altera os reflexos e além de ser infração grave, pode custar a vida do condutor e até mesmo do acompanhante. Muitas das vítimas que chegam aqui no hospital são do interior e não usam os equipamentos adequados de segurança obrigatórios. Um fator importante é que essa estatística está mudando e havendo redução, isso é sinal de que as pessoas estão mais prudentes e respeitando as leis no trânsito”, explicou Débora.

Com o operário Guilherme Souza, 31, o acidente foi inevitável. “Estava com capacete, respeitei o sinal vermelho e fui atingido por um carro que vinha em alta velocidade e não conseguiu frear atrás da minha moto. A minha moto foi empurrada comigo em cima e cai. Foi um susto muito grande e eu sofri uma fratura de tíbia, pois a moto caiu por cima de mim. Estou recebendo toda assistência do hospital e de quem provocou o acidente, já estou fazendo exames pré-operatórios e vou me recuperar bem”, informou.

O paciente José Leandro Santos, 37, também foi vítima de um acidente motociclístico na capital e está internado há quatro dias na área Verde Trauma, com uma fratura de antebraço (rádio) e está em uso de antibiótico. Ele já foi informado que será transferido para a realização da cirurgia. “Foi tudo muito rápido e quem provocou o acidente fugiu do local sem prestar assistência. Mas Deus sabe de todas as coisas e estou sendo bem atendido aqui no hospital e já for ser transferido para fazer a minha cirurgia”, disse.