08/08/2018 as 09:14

Pet

CCIH autoriza visita de pets no Hospital São Lucas

Pacientes internados poderão receber visitas dos seus animais de estimação


Os pacientes internados no Hospital São Lucas podem receber a visita de seus animais de estimação. A decisão foi tomada durante uma reunião ordinária da Comissão de Controle de Infecção Hospitalar (CCIH/SCIH) realizada em junho viabilizando o “Projeto Pet” idealizado pelo setor de Acolhimento e Hotelaria do Hospital São Lucas.
De acordo com a encarregada Fernanda Andrade, o projeto traz inúmeros benefícios ao paciente levando a este conforto emocional e alívio da ansiedade causada pela hospitalização, além de tornar o ambiente mais acolhedor e alegre. “A ideia é proporcionar ao paciente que está internado momentos de prazer e alegria ao lado do seu bichinho de estimação”, comentou ela.

                                                   

Mas para o acesso do animalzinho na unidade de saúde, alguns critérios pré-definidos devem ser respeitados. Um deles, e o mais importante, é a autorização do médico que estiver assistindo o paciente. Além disso, o acompanhante que levará o animal deverá apresentar um laudo veterinário atestando as boas condições de saúde do bichinho e estar com a vacinação em dia, ser de pequeno porte e estar devidamente encoleirado. É importante lembrar que os pacientes em quimioterapia, transplantados, vítimas de queimaduras e internados no Centro de Terapia Intensiva (CTI) não serão beneficiados no “Projeto Pet”.


Buscando sempre a segurança de seus pacientes, o projeto idealizado pelo hospital também não permite o contanto dos animais aos pacientes em isolamento, pois micro-organismos multirresistentes podem ser transmitidos de pessoas para os animais, promovendo a colonização dos animais por esses agentes.

O bicho de estimação liberado para a visita deve ser transportado em caixas apropriadas, adaptadas ao tamanho e espécie de cada animal. A circulação deve ser restrita e limitada, não sendo permitido acesso às áreas próximas às centrais de esterilização, preparo de medicamentos, farmácia e manipulação de alimentos. Além disso, o hospital determina um local adequado para o encontro do paciente e o animal.


As visitas são sempre realizadas às terças e quintas-feiras, das 14h às 16h, com a permanência da visita de trinta minutos e deve ser agendada previamente no setor de Ouvidoria através do número 2107-1004.