17/08/2018 as 13:46

Saúde

Pesquisadores da UFS são contemplados em programa voltado ao SUS

Das 32 propostas aprovadas, 23 são de pesquisadores da UFS.

COMPARTILHE ESTA NOTÍCIA

Pesquisadores da UFS são contemplados em programa voltado ao SUSFoto: Divulgação

Foi divulgado ontem, 16, pela Fundação de Apoio à Pesquisa e à Inovação Tecnológica do Estado de Sergipe (Fapitec/SE) o resultado final da avaliação dos projetos do Programa de Pesquisa para o Sistema Único de Saúde (PPSUS). O PPSUS tem como objetivo geral apoiar financeiramente o desenvolvimento de pesquisas que visem contribuir para resolução de problemas prioritários de saúde da população brasileira e para o fortalecimento da gestão do SUS.

 

Das 32 propostas aprovadas, 23 são de pesquisadores da UFS. As propostas contempladas captarão recursos na ordem de R$ 840 mil que serão alocados em pesquisas voltadas para o SUS, mas que contemplam as diversas áreas do conhecimento buscando soluções tecnológicas e diagnósticos situacionais demandados pela Secretaria de Saúde do Estado e pela Fapitec/SE.

 

De acordo com o pró-reitor de Pós-Graduação e Pesquisa (Posgrap) Lucindo Quintans, este aporte de recursos permitirá que as pesquisas associadas ao SUS e aos programas de pós-graduação da UFS possam continuar a gerar resultados práticos para toda sociedade sergipana.

 

“É essencial que a Fapitec/SE e o estado de Sergipe elevem os investimentos em pesquisa e pós-graduação buscando compreender e aperfeiçoar o SUS, os gargalos tecnológicos de Sergipe e igualmente produzir incrementos em novas tecnologias na cadeia produtiva de nossa região, com forte aplicabilidade nas áreas de tecnologias sociais”, afirma.

 

Fonte: Ascom UFS