29/08/2018 as 14:39

Saúde

Banco de Leite Marly Sarney precisa de doadoras

Atualmente, o bando de leite conta com apenas 25 doadoras, quando seria necessária uma média de 100 para manter o estoque consideravelmente bom.


Banco de Leite Marly Sarney precisa de doadorasFoto: André Moreira/Equipe JC

O Banco de Leite Marly Sarney, da Maternidade Nossa Senhora de Lourdes (MNSL), está com estoque baixo para atender a demanda de bebês internados nas Unidades de Terapia Intensiva (UTI’s). Atualmente, o bando de leite conta com apenas 25 doadoras, quando seria necessária uma média de 100 para manter o estoque consideravelmente bom.

De acordo com a enfermeira e gerente do banco de leite da MNSL, Magda Dória Vieira, as mães que se tornam doadoras são inseridas em um programa de atendimento médico até que seus filhos completem oito meses de vida. Além disso, contam com o apoio de um carro que promove a coleta a domicílio na capital e grande Aracaju.

“Precisamos do apoio de todos porque estamos precisando que aumente o número de doadoras. Atualmente, contamos com 25% da nossa necessidade. Para isso, precisamos de divulgação e esclarecer à população que quando essa mulher doa leite, não vai faltar para o bebê dela, pelo contrário, produz mais leite”, contou a gestora, agradecendo às 25 doadoras que estão ajudando a salvar vidas.

“As doações são para atender as crianças prematuras internadas nas UTI’s. Nossa prioridade é com aquelas que nascem com menos de um quilo e estão na Maternidade Nossa Senhora de Lourdes. Um litro de leite alimenta em torno de dez crianças, então, é bem significativo porque são crianças pequenas que recebem 10 ml”.

Magda Dória enfatizou ainda que é dever de todos garantir o direito das crianças em receberem o melhor alimento do mundo: o leite materno. “O leite vai salvar e fazer com que o bebê saia da UTI, tenha menos complicações e ative o sistema imunológico dele”, destacou Magda, ressaltando que o Marly Sarney é responsável pela captação do alimento no município de Aracaju, direcionando o produto para as unidades de UTI Neonatal.

Contatos

As mães que estão amamentando e desejem ser doadoras é só procurar o Banco de Leite Marly Sarney pelo telefone (79) 3218-9424.