31/08/2018 as 11:19

Enfermagem

Aracaju sediará congresso internacional

O evento acontecerá nos dias 5 a 9 na Faculdade Estácio de Sá, Fase, e contará com a presença de profissionais da área forense do mundo inteiro.

COMPARTILHE ESTA NOTÍCIA

Aracaju será sede do I Congresso Internacional e Interdisciplinar de Enfermagem Forense em novembro deste ano. O evento acontecerá nos dias 5 a 9 na Faculdade Estácio de Sá, Fase, e contará com a presença de profissionais da área forense do mundo inteiro, inclusive o presidente da Associação Portuguesa de Enfermagem Forense, e coordenadores do núcleo de DNA do FBI, nos Estados Unidos, entre outros.


Enfermagem Forense é uma especialidade que lida diretamente com vítimas de violência. Além do cuidado que o enfermeiro tem com os pacientes, o forense também faz coletas para a preservação de vestígios da violência.

“Hoje nós temos oito competências técnicas e elas nos dão respaldo para fazer essa ponte entre a justiça e o cuidado. A visão que se tem do enfermeiro é o cuidar. Só que é aqui onde mora a diferença com a enfermagem forense, que é o olhar especializado que o enfermeiro terá com o paciente”, explica a presidente da Associação Brasileira de Enfermagem Forense em Sergipe, Zenaide Kernbeis.

                                                             

Segundo Zenaide, quando algum paciente está com olho machucado, por exemplo, ou algum tipo de hematoma, o enfermeiro forense vai poder identificar se aquele edema foi causado por agressão ou queda. Em caso de queda, o profissional especializado também tem respaldo para identificar se foi natural ou provocada.

“Está vindo para cá uma das coordenadoras do núcleo de DNA do FBI, e ela vai falar justamente a respeito disso, da criação do banco de dados que foi feito nos EUA, que hoje a enfermagem forense utiliza muito. Lá tem um banco de dados que o perpetrador diz que não agrediu ninguém, mas existe um banco de dados e é utilizado. A enfermagem forense passa por todos os ângulos, que vai desde o desastre de massa, até a investigação pós-morte”, frisa a presidente.

O evento será destinado para enfermeiros e abrangendo também outras áreas como medicina, odontologia, direito, perícia criminal etc. O Presidente da associação portuguesa de enfermagem forense Dr. Enfermeiro Albino Gomes estará presente. O encontro contará ainda com a participação da enfermeira forense de Maryland nos Estados Unidos, Vania Baioni e também  do Dr.Enfermeiro mestre José Fiuza Neto, primeiro enfermeiro forense do Brasil, que trabalha no SCO (sistema de Verificação de òbitos) e IML de São Paulo. Para participar é preciso efetuar inscrição no site www.eventos.abeforense.org.br.