10/09/2018 as 09:34

Beleza

É a hora e a vez dos cabelos crespos e cacheados

O uso contínuo de secador, modeladores de cacho ou outras fontes de calor, pode desidratar e ressecar os fios

COMPARTILHE ESTA NOTÍCIA

É a hora e a vez dos cabelos crespos e cacheados

Símbolo do movimento de valorização dos cabelos naturais e da identidade negra, os cachos estão em alta. Porém, o grande desafio da maioria das mulheres é saber como lidar com os cuidados a cada mudança de temperatura. Dias mais frios, por exemplo, costumam dar mais trabalho para quem tem cabelos crespos ou cacheados, pois influenciam no ressecamento do fio e no frizz, deixando-os sem definição. “Para lidar com os problemas, antes é preciso entender o que causa danos às madeixas”, alerta a instrutora do curso Especialista em Cachos do Instituto Embelleze da unidade Méier (RJ), Priscila Rosa Chaves.

O uso contínuo de secador, modeladores de cacho ou outras fontes de calor, pode desidratar e ressecar os fios, além de causar quebra, porosidade e pontas duplas. Além disso, com o tempo frio, lavar os cabelos todos os dias pode fazer com que os fios fiquem ressecados de forma mais fácil, geralmente por conta do banho em água quente.
Cortes e comprimentos

Segundo Priscila, o corte a seco valoriza as ondas e facilita a visualização do resultado final do caimento. Outra sugestão é investir nos cortes em camadas, que dão leveza e movimento. Para ela, não existe um comprimento ideal e o estilo varia de acordo com o gosto de cada um, contanto que de três em três meses o corte seja renovado para que os cachos tenham uma finalização perfeita. Um dos segredos é sempre passar produtos que contenham bastante óleo vegetal (ou até mesmo o óleo vegetal individualmente) da ponta para o comprimento, pois ele ajuda a devolver brilho, maciez e mantém a umidade dos fios.

Hidratação
Se no dia a dia essa ação é essencial para mulheres cacheadas, nos dias mais frios ela deve ser reforçada, pois assegura que a água perdida para o ambiente seja reposta nos fios, proporcionando madeixas com mais movimento e maciez. Após retirar o shampoo dos fios com água corrente, retire o excesso da água do cabelo com toalha de papel. Na sequência, abuse das máscaras de hidratação e nutrição (pode misturar duas colheres de máscara com 15 gotas de óleos de coco puríssimo, por exemplo). Evite encostar na raiz e, depois, faça um coque, colocando uma touca térmica – deixando agir por 20 minutos. Por fim, é só retirar todo o produto com água corrente abundante.

Definição de cachos
Para defini-los, shampoos, condicionadores hidratantes, cremes de pentear e ativadores de cachos podem ser usados respeitando a curvatura dos fios e são ótimos aliados para texturização. Gelatinas e seivas são ótimas para todas as curvaturas.

Volume
A dica é simples: após lavar e desembaraçar os cabelos, mexa a cabeça para frente e para trás, pois o movimento ajuda a soltar os cachos, distribuindo melhor o volume – com os cabelos bem secos, solte levemente os cachos mais definidos.