11/09/2018 as 08:34

HPV

Mais de 250 mil adolescentes devem se imunizar

A proteção só é completa quando aplicadas as duas doses da vacina.

COMPARTILHE ESTA NOTÍCIA

Mais de 250 mil adolescentes devem se imunizarFoto: Reprodução

Em Sergipe, 253,4 mil adolescentes devem se vacinar contra o HPV. São 119,8 mil meninas de 9 a 14 anos e 133,5 mil meninos de 11 a 14 anos. A cobertura no estado com a segunda dose está em 39,4% para meninas e 10,7% para meninos. A proteção só é completa quando aplicadas as duas doses da vacina. Por conta disso, o Ministério da Saúde lançou campanha de vacinação e mais de 20 milhões de adolescentes brasileiros devem buscar os postos de saúde para receber a vacina HPV.


De acordo com Tânia Nunes, coordenadora de Imunização da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), a vacina é rotina, ou seja, pode ser tomada a qualquer momento pelo público-alvo. “As 44 unidades básicas de saúde disponibilizam a vacina contra o HPV. Por isso, os pais ou responsáveis devem ficar atentos e levar os adolescentes para se vacinarem assim que chegarem na idade prevista”, explica.


Tânia lembra que a vacina deve ser tomada em duas doses, depois de seis meses da aplicação da primeira dose. “Quando o adolescente toma primeira dose, a pessoa que o atendeu na unidade de saúde já coloca a data de retorno para a tomar a segunda dose. É importante receber a segunda dose, é ela que garante a eficácia da vacina”, acrescentou a coordenadora, reforçando ainda que os responsáveis não deixem de levar os adolescentes para se vacinarem. “É importante aproveitar o período de férias escolares, por exemplo, para ir até o posto. A vacina é importante e protege conta cânceres”, reforça.


A vacina HPV é eficaz e protege contra vários tipos de cânceres em mulheres e homens. Para garantir a vacinação deste público em todo o país, o Ministério da Saúde investiu R$ 567 milhões na aquisição de 14 milhões de vacinas.


Desde a incorporação da vacina HPV no Calendário Nacional de Vacinação, 4 milhões de meninas de 9 a 14 anos procuraram as unidades do Sistema Único de Saúde (SUS) para completar o esquema com a segunda dose, totalizando 41,8%. Com a primeira dose, foram imunizadas 4 milhões de meninas nesta mesma faixa, o que corresponde a 63,4%.


Entre os meninos, que foram incluídos na vacinação contra HPV no ano passado, 2,6 milhões foram vacinados com a primeira dose em todo o país, o que representa 35,7% do público-alvo. Em relação à segunda dose, foram aplicadas 911 mil vacinas em meninos de 11 a 14 anos. Com a segunda dose, fica completo o esquema de vacinação.