11/09/2018 as 14:16

Saúde

Terceiro caso de sarampo em Sergipe é confirmado

Em todo o estado, 18 casos estão sendo investigados.

COMPARTILHE ESTA NOTÍCIA

Terceiro caso de sarampo em Sergipe é confirmadoFoto: Arquivo/SES

A Secretaria de Estado da Saúde (SES) confirmou, na manhã desta terça-feira (11), o terceiro caso de sarampo no estado. O Núcleo de Doenças Transmissíveis informou que, além dos casos já confirmados, outros 18 estão sendo investigados pela Fundação Oswaldo Cruz, a Fiocruz, no Rio de Janeiro.

O Laboratório Central de Saúde Pública de Sergipe (Lacen) esclareceu que são feitos três tipos de coleta, uma de sangue, outra de urina e por último a de secreção, e que muitas vezes as amostras que dão negativa no primeiro, no segundo podem apresentar a doença com exames na Fiocruz.

O primeiro caso de sarampo em Sergipe foi o de um adolescente de 16 anos. O segundo foi o de um parente do jornalista Victor Amaral. Tanto o primeiro, como o segundo caso envolveu pessoas que haviam voltado do Estado de Manaus. Já o terceiro caso é o de uma mulher que ainda não teve o nome divulgado. Ela passará por um segundo exame na Fiocruz e o resultado deve sair na próxima semana.

VACINAÇÃO 

A Secretaria de Estado da Saúde (SES) de Sergipe informou, ontem, que a campanha de vacinação segue até próxima sexta-feira, 14, para aqueles municípios que estão abaixo da meta mínima que é 95%. No estado, seis municípios continuam abaixo da meta. São eles: Cedro de São João – 91,22%, Nossa Senhora das Dores – 92,07%, Propriá – 91,61%, Aracaju – 89,34%, Gararu – 88,63% e Tomar do Geru – 84,09%.

Na capital, 900 crianças precisam ser vacinas, de acordo com a Secretaria Municipal da Saúde (SMS). Durante a prorrogação da campanha, as salas de vacina das Unidades Básicas de Saúde estarão abertas no seu horário normal de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 16h30, para vacinar o público-alvo até terminar as doses de vacina da campanha enviadas pelo Ministério da Saúde (MS).