11/09/2018 as 17:45

Saúde

Aracaju bate a meta de vacinação contra Pólio e Sarampo

Até a tarde desta terça-feira,11, foram vacinadas 31.427, o que representa 95,06% do total de 33.059 crianças pertencentes ao público-alvo preconizado pelo Ministério da Saúde (MS).

COMPARTILHE ESTA NOTÍCIA

Faltando três dias para o término da Campanha de Vacinação contra a pólio e o sarampo, o município de Aracaju conseguiu bater a meta de imunizações das crianças com idade entre um e menos de cinco anos. Até a tarde desta terça-feira,11, foram vacinadas 31.427, o que representa 95,06% do total de 33.059 crianças pertencentes ao público-alvo preconizado pelo Ministério da Saúde (MS).

Para conseguir atingir a meta, a Secretaria Municipal da Saúde (SMS) promoveu diversas ações durante o período. “Dentre as nossas estratégias, tivemos a implantação do horário estendido, até às 20h, durante seis dias, nas unidades onde identificamos grande procura em campanhas passadas. Outra ação de destaque que promovemos foi a vacinação nas escolas da capital, o que nos ajudou bastante a atingir nosso objetivo”, revelou a secretária Waneska Barboza.

Mas, mesmo atingindo a meta preconizada pelo MS, até o final da Campanha a Saúde de Aracaju continuará priorizando as crianças dentro da faixa etária divulgada. A diretora de Vigilância a Atenção à Saúde, Taise Cavalcante, explica que a município precisa continuar com esse foco, por se tratar de um público mais vulnerável às duas doenças.

“Ainda temos três dias de campanha nas unidades e continuaremos a focar nesse público, de um a menos de cinco anos. É importante ressaltar que não vamos parar de promover ações que vão além dos atendimentos cotidianos. Nesta quarta-feira, 12, colocaremos uma unidade móvel no bairro 17 de Março, onde identificamos uma menor cobertura vacinal. O veículo ficará em frente ao Centro de Referência da Assistência Social (Cras), e funcionará das 8h às 12h, e das 14h às 16h”, divulgou Taise.

Os responsáveis pelas crianças que ainda não foram imunizadas devem levar a caderneta de vacinação, pois existem alguns detalhes que são observados pelos profissionais. Para a poliomielite, as crianças que nunca tomaram receberão a Vacina Inativada Poliomielite (VIP). Entretanto, as que já tiverem tomado uma ou mais doses, receberão a Vacina Oral Poliomielite (VOP), a gotinha.

Em relação ao sarampo, todas as crianças dentro da faixa etária receberão uma dose da Tríplice Viral, com exceção daquelas que receberam uma dose nos últimos 30 dias. Por isso, é indispensável a apresentação da caderneta no momento da aplicação, para que haja um maior controle da cobertura em Aracaju.

As salas de vacina das Unidades Básicas de Saúde estão abertas em horário normal, de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 16h30.