12/09/2018 as 16:10

Saúde

Quatro municípios de Sergipe não atingiram meta de vacinação contra pólio e sarampo

Em todo o estado, foram aplicadas mais de 265.508 mil doses das duas vacinas.

COMPARTILHE ESTA NOTÍCIA

Quatro municípios de Sergipe não atingiram meta de vacinação contra pólio e sarampoFoto: André Moreira/Equipe JC

A quatro dias do término da Campanha Nacional de Vacinação, quatro municípios de Sergipe não atingiram a meta de vacinar, pelo menos, 95% das crianças de um a menores de cinco anos contra o sarampo e a poliomielite. Dados preliminares do Sistema de Informação do Programa Nacional de Imunização (SI-PNI), alimentado pelos estados, apontam que o estado da Sergipe vacinou 99,52% do público-alvo contra a pólio e 99,52% contra o sarampo. A capital Aracaju registra coberturas abaixo de altas, com mais de 95% das crianças vacinadas. Em todo o estado, foram aplicadas mais de 265.508 mil doses das duas vacinas.

Todas as crianças de um a menores de cinco anos devem se vacinar independente da situação vacinal. O ministro da Saúde, Gilberto Occhi, destaca a importância da mobilização de toda a sociedade para atingir a meta de vacinação. “A Campanha termina na próxima sexta-feira (14). Pais e responsáveis devem buscar os postos de vacinação. A vacina é a forma mais eficaz de proteger nossas crianças contra doenças já eliminadas no país”, enfatizou o ministro.

CAMPANHA SARAMPO E POLIOMIELITE

A média nacional de vacinação está em 94%. Foram aplicadas em todo país cerca de 20,8 milhões de doses das vacinas (10,4 milhões de cada vacina). Onze estados e mais de 4 mil (72%) municípios atingiram a meta. Mas cerca de 1.500 cidades ainda devem buscar alternativas para vacinar 95% do público-alvo até a sexta-feira (14), quando se encerra a Campanha Nacional de Vacinação.

Na faixa etária de 3 e 4 anos, a cobertura vacinal está acima da meta, com 96,95% e 95,44%, respectivamente. A maior preocupação é com faixa de um ano de idade, cuja cobertura ainda está em 85,45%.

O sarampo e a poliomielite são doenças infectocontagiosas que podem resultar em complicações graves para as crianças, além de levar até a casos de morte.

Ministério da Saúde