03/10/2018 as 17:04

MUNDO ANIMAL

Mitos e verdades da leishmaniose visceral

A prevenção é essencial e deve ser feita por meio do controle ambiental

COMPARTILHE ESTA NOTÍCIA

Mitos e verdades da leishmaniose visceralFoto: Divulgação

Você já ouviu falar em leishmaniose visceral? Trata-se de uma doença infecciosa classificada como zoonose, o que significa que pode trazer riscos à saúde humana e dos animais domésticos. Isso porque os pets – principalmente os cães -, quando infectados por meio do mosquito-palha, tornam-se hospedeiros do protozoário causador da doença, permitindo assim a infecção de outros mosquitos, que podem infectar outros animais e também pessoas.
Para se ter uma ideia da gravidade do problema, de acordo com o Ministério da Saúde, quando não diagnosticada e tratada adequadamente a leishmaniose pode levar à morte em 90% dos casos. A prevenção é essencial e deve ser feita por meio do controle ambiental – evitando o acúmulo de lixo e material orgânico em ambiente aberto – bem como o uso de inseticidas para evitar a proliferação do vetor e utilização de coleiras repelentes e vacinação nos animais, a qual pode ser feita a partir dos quatro meses de idade.


Sintomas e medidas preventivas
Nos cães, os sintomas mais comuns são perda de peso, queda anormal de pelos, aparecimento de descamações e feridas de pele, sangramento do nariz e inchaço nas patas. Nos humanos a doença pode causar febre de longa duração e perda de peso, o que a assemelha aos sintomas de outros problemas, dificultando o seu diagnóstico. Tanto os animais como os humanos podem estar infectados com o protozoário mas não apresentarem os sintomas clínicos da doença.
Segundo a gerente de produtos da unidade Pet da MSD Saúde Animal, Silvana Badra, é importante manter os animais protegidos por meio de coleira repelente, pois além de garantir cerca de 98% de eficácia na proteção contra a picada dos mosquitos transmissores do protozoário que causa a leishmaniose, esse recurso também é ectoparasiticida e ajuda a afastar outros parasitas como pulgas e carrapatos. Além disso, recomenda-se abrigar o animal dentro de casa durante a noite, período de maior atividade dos mosquitos transmissores da doença.
“É necessário que o tutor se atente às medidas preventivas a fim de proteger seu pet e sua família”, afirma a veterinária, que complementa “o tratamento da leishmaniose ainda exige um investimento alto e acompanhamento periódico com o veterinário, já que os medicamentos apenas melhoram os sintomas e reduzem a carga parasitária, mas não eliminam o protozoário”.

Mito
O cão pode transmitir a leishmaniose diretamente para o dono: MITO. O cão, após picado pelo mosquito infectado pelo protozoário, pode ficar doente ou se tornar um reservatório. A interação e convívio diário com o pet não causam a leishmaniose. A doença é transmitida quando um mosquito pica um animal infectado e em seguida pica um humano.